No Dia do Vereador, Câmara de Foz lança vídeo institucional sobre as atividades legislativas

por Diretoria de Comunicação última modificação 01/10/2018 12h36
Material traz abordagem didática sobre a atuação do vereador, a importância do Poder Legislativo e a influência dele na vida das pessoas

Neste 1º de outubro, Dia do Vereador, o Legislativo de Foz do Iguaçu, por meio do Departamento de Comunicação lançou novo vídeo institucional sobre as atividades parlamentares. O material apresenta de forma didática como funciona a atuação do vereador, as atividades da Casa de Leis na elaboração de projetos em áreas como saúde, educação, segurança, obras e demais serviços públicos, fiscalização dos atos do Poder Executivo, além da participação da população em debates, audiências públicas ouvidoria e na sugestão de projetos de lei.

O vídeo também apresenta as funções internas dos parlamentares mostrando que a atividade não se resume apenas na discussão e votação de proposições em plenário. Nas comissões técnicas, o vereador tem participação fundamental nas análises detalhadas de cada proposta.  Também mostra a importância da participação da sociedade nos debates por meio de audiências públicas e sugestões. O material servirá para o cidadão entender melhor os trabalhos do legislativo e assim também ser motivado a uma participação maior.

A peça institucional, produzida pela TV Câmara, estará disponível também para escolas, universidades e entidades interessadas em promover ou participar de palestras sobre o funcionamento do Poder Legislativo, as atribuições e como as atividades dos vereadores influenciam na vida dos cidadãos.

Dia do Vereador

Há 190 anos, no dia 1º de outubro de 1828, D. Pedro I oficializou as primeiras leis que serviram para reger os cargos de vereadores no Brasil. Em alusão a essa data, a Lei Federal nº 7.212, de 11 de julho de 1984 instituiu oficialmente o Dia do Vereador.

Em Foz do Iguaçu, as atividades parlamentares se alinham com o início da história do município. À época, os representantes eram chamados de “camaristas” e iniciaram os trabalhos oficiais da Casa em 1914. O primeiro Presidente da Câmara foi Ignácio de Sá Sottomaior, que hoje dá nome ao Plenário Municipal, palco das decisões sobre o futuro da cidade.

registrado em: ,