Viabilizada com emenda impositiva da Câmara, Central de Libras é inaugurada
Um marco na história da inclusão e redução das barreiras de comunicação da comunidade surda em Foz do Iguaçu. Trata-se da Central de Libras, inaugurada nesta quinta-feira, 18 de abril, na sede da Apasfi. A concretização ocorreu com repasses financeiros realizados via emenda impositiva da vereadora Yasmim Hachem. “Hoje foi a inauguração oficial dessa política que espero que seja permanente do município para trazer acessibilidade e qualidade de vida para pessoa surda, para que ela tenha esse direito de viver e entender a cidade do jeito que ela merece”, comemorou a vereadora.
Os desafios de comunicação dos surdos na cidade são inúmeros. Vão desde a dificuldades em idas a consultas médicas, dentre inúmeras outros locais em que não há intérprete ou os surdos não conseguem se fazer entender e serem compreendidos em suas necessidades. A Central de Libras vai atender às necessidades da comunidade surda, incluindo intérpretes especializados, sala com notebook, além de um carro exclusivo para deslocamentos e atendimentos externos.
A Professora Andrea Mazacotte, que é surda, em sua fala traduzida afirmou: “Agradeço muito a vereadora por ter olhado, ter nos visto, nos enxergado e nos ajudado na conquista da Central de Libras. Estamos muito felizes por esse marco histórico na comunidade surda de Foz”.
“A Apasfi, há 41 anos faz esse trabalho, mas com professore e nunca com esse profissional intérprete. Então agora com esse espaço só vem a somar”, disse Lucila Gonçalves, presidente da Apasfi.
Histórico da Central de Libras
A inciativa começou a ser construída coletivamente em 2021, quando houve diversos debates entre Legislativo e Executivo para ver as formas de viabilizar a conquista que já era reivindicação antiga da comunidade surda. Os recursos financeiros para a central, na ordem 218 mil reais são oriundos de uma emenda impositiva 194/2021. Em 2023 o Executivo remanejou verbas com objetivo de alocar dotação orçamentária do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência para atendimento da emenda.