Vereadores trabalham por melhorias em setores como saúde, habitação e infraestrutura

por mariaeduarda — última modificação 15/05/2019 08h40
Os vereadores de Foz do Iguaçu têm atuação destacadas em setores de maior relevância para a população

Na última sessão ordinária, realizada no dia 9, foram debatidos e aprovados 24 requerimentos referentes aos diversos temas, mas principalmente nas áreas de saúde, habitação, educação e obras de infraestrutura. As ações dos vereadores são no sentido de apurar corretamente os fatos e ajudar o Executivo nas soluções dos problemas que mais atingem a comunidade.

Melhorias na saúde
O vereador Adenildo Kako (PODEMOS) solicitou informações quanto ao plano de ação e combate à dengue no município. “O medo de proliferação da doença tem assustado alguns moradores e por isso, torna-se necessária a obtenção desses dados, acerca de quantos casos de dengue Foz do Iguaçu registrou em 2018 e quais os planos de ação tomados pelas secretarias competentes, afirmou o vereador. Kako requereu dados como um cronograma, a passagem do carro fumacê e outras medidas a fim de amenizar o que ele classificou como sentimento de desconfiança que começa a surgir na cidade.Encaminhado para ordem do dia, o requerimento foi bem recebido pelos demais vereadores, inclusive por Anderson Andrade (PSC), que aproveitou o momento para ressaltar o compromisso que a população deve ter com o bairro, a rua e o quintal, promovendo uma conscientização coletiva. “Acho que se fizermos nosso dever de casa, como deve ser feito, cuidando da sua casa e do seu terreno, pode diminuir muito os casos de dengue em Foz do Iguaçu” afirmou.

Outro requerimento proposto na área da saúde, é de autoria do vereador Celino Fertrin (PDT), que solicita informações acerca da existência ou não de agrotóxicos na água fornecida para a população iguaçuense. A preocupação do parlamentar, se deu após a divulgação de uma matéria no site “Bem Paraná” com o título “Água de oito em cada dez municípios do Paraná apresenta ‘coquetel’ de agrotóxicos”.

Cobrança sobre exames e atendimento à saúde no Arroio Dourado
Buscando atender as solicitações dos moradores da comunidade do Arroio Dourado, acerca da saúde, o vereador Marcelinho Moura (Podemos) requereu informações sobre o atendimento da rede de atenção básica (Programa Saúde da Família – PSF) no local. Pediu dados sobre os dias e horários de atendimento, qual a unidade mais próxima, se existe uma equipe e como é feito o controle de endemias na região. A cobrança dos moradores foi analisada após reclamações sobre a inexistência de uma unidade próxima e a necessidade de deslocamento para outros bairros em busca de atendimento médico.
Já a vereadora Inês Weizemann (PSD) solicitou informações relativas à contratação de exames na rede pública municipal, para que seja especificada a quantidade realizada mensalmente e os nomes das clínicas onde esses atendimentos são prestados.

Nova sede do hemocentro
A vereadora Rosane Bonho (Progressistas) apresentou um requerimento solicitando do Governador do Estado informações sobre o início e previsão de término das obras para construção da nova sede do Hemocentro de Foz do Iguaçu, que atenderá a 9ª regional de saúde do Paraná. A finalidade do requerimento apresentado pela parlamentar, é o de captar informações sobre a construção, que será feita em um terreno doado pela Itaipu Binacional, conforme anunciado pela Governadora Cida Borghetti, em agosto de 2017.

Moradia
Observando as situações de habitação enfrentadas na cidade, como o caso do condomínio popular Duque de Caxias e a desafetação da área do Arroio Dourado, o vereador Marcelinho Moura (Podemos) requereu informações sobre as áreas do município que possuem moradias sujeitas a risco ambiental e estrutural, e quantas famílias foram notificadas, a fim de fundamentar um planejamento urbano, se precavendo de casos de furto e de riscos eminentes.
Infraestrutura e obras na educação
A parlamentar também solicitou informações acerca das obras de reconstrução da Escola Municipal Olavo Bilac, que atualmente atende em torno de 230 alunos da região, no bairro Gleba Guarani. Cumprindo com a função de fiscalizar e prestar esclarecimentos a comunidade, as informações deverão ser a respeito do início e previsão de termino dessas obras.
Já o vereador Celino Fertrin requereu informações quanto as obras de construção do Centro Municipal de Educação Infantil e reforma da Unidade Básica de Saúde no Jardim São Roque, como forma de esclarecimento aos moradores do bairro, com detalhes sobre a data de término e inauguração das unidades.

Márcio Rosa (PSD) também apresentou um requerimento sobre o assunto. O parlamentar solicitou cópias do contrato da reforma da Escola Municipal João XXIII, contendo prazo e previsão de entrega da obra.
A vereadora Inês Weizemann solicitou do Prefeito Municipal informações sobre a previsão de conclusão das obras na Praça do Aporã, o motivo de atraso para sua entrega e também sobre possíveis alterações do projeto inicial no decorrer da obra e de possíveis gastos com custos adicionais.

Infraestrutura
O vereador Celino solicitou informações acerca dos constantes alagamentos que ocorrem na Rua das Açucenas, no Bairro Bourbon. Os moradores da região sofrem com essa situação, já que o escoamento da rede pluvial é ineficiente para dar vazão à quantidade de água das chuvas, fazendo com que a água invada casas, causando prejuízos a comunidade local.
Ele solicita ainda cópia dos projetos arquitetônicos de reforma dos Terminais de Transporte Urbano da Vila Portes e do Centro, tendo em vista que foi aprovado crédito adicional especial para serem aplicados na melhoria da mobilidade urbana. A finalidade do vereador é de acompanhar as ações do órgão municipal, contribuindo para levar informações e esclarecimentos à população.

Texto: Maria Leithardt com supervisão de Elson Marques