Vereadores requerem da Prefeitura medidas para melhorar serviços de saúde

por Diretoria de Comunicação última modificação 23/11/2018 14h04
Durante a sessão ordinária da última quinta-feira (22) os parlamentares da Câmara Municipal aprovaram dez requerimentos voltados para as áreas da saúde e com temas relacionados a fiscalização dos serviços do Executivo.

Inês Weizemann pede retomada de exames

A vereadora Inês Weizemann (PSD) solicitou ao Prefeito Chico Brasileiro as informações sobre a realização de exames de PHmetria Esofágica apresentando a quantidade e situação dos aparelhos utilizados do Município, a quantidade de exames realizados no ano de 2018 e a de pacientes aguardando a realização. Também pediu eventual existência de convênio com alguma prestadora de serviço para esta finalidade e a previsão para retorno da realização do exame.
Segundo a justificativa, os exames são necessários para os casos de cirurgias no aparelho digestivo, entretanto, segundo reivindicações encaminhadas a parlamentar, os aparelhos estão em manutenção, o que vem ocasionando a demora no atendimento.

Falta de exames do SVO

A vereadora também solicitou ao Executivo, as informações sobre convênios com laboratórios responsáveis pela realização de exames a pedido do Serviço de Verificação de Óbitos. Segundo a justificativa, a documentação gerada por esses exames é necessária para que as famílias dos falecidos possam dar entrada em pedidos de seguros de vida, além de outras demandas.

De acordo com as informações recebidas por Inês Weizemann, os exames não vêm sendo realizados desde maio deste ano, por falta de convênio com os laboratórios, o que vem causando transtornos para os familiares das vítimas.

Atendimento a pacientes ostomizados

No requerimento 356/2018, a Vereadora Inês Weizemann (PSD) requer informações sobre o atendimento de pacientes ostomizados no sistema público de saúde. Segundo ela, a recente inauguração do CER IV deveria realizar esse atendimento com equipes especializadas, entretanto, as consultas continuam sendo realizadas no Poliambulatório, atendendo a cerca de 200 pacientes anualmente.

A parlamentar também cobrou da pasta especializada, um registro com o número de atendimentos/exames na urodinâmica, de eletroencefalograma e de eletroneuromiografia, no sistema público de saúde. Com as informações, Inês pretende trazer uma resposta para os cidadãos que reclamam das filas para atendimento nos locais especializados.

Celino Fertrin cobra agilidade para exames

O vereador Celino Fertrin apresentou em plenário o requerimento nº 348/2018, cobrando do Executivo as informações sobre o tempo de espera para o agendamento de exames médicos. Segundo o vereador, os pacientes vêm encontrando uma longa fila de espera para serem atendidos e não encontram as informações sobre a data estimada para a realização do exame. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

Vereador pede informações sobre atividades da Secretaria de Direitos Humanos

O vereador Celino Fertrin (PDT) também apresentou requerimentos solicitando informações sobre os trabalhos desenvolvidos pelas Secretarias do Trabalho, Juventude e Capacitação e Secretaria Extraordinária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade. De acordo com a justificativa, o objetivo é acompanhar os trabalhos realizados pelas pastas, conferir os projetos em execução e também os que ainda serão realizados.

Celino também pede, através do requerimento 353/2018, que o Foztrans encaminhe esclarecimentos acerca da pintura de faixas de sinalização de trânsito. O parlamentar conta que em diversos pontos a pintura já está apagada e que o desgaste está acontecendo muito rápido.

Jeferson Brayner reivindica acessibilidade nas unidades básicas de saúde

O vereador Jeferson Brayner (PRB) solicitou ao Executivo informações sobre as medidas tomadas para proporcionar acessibilidade para as pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida nas Unidades de Saúde, bem como um levantamento técnico e o projeto de adequação daquilo que porventura não esteja adequado com a legislação.