Vereadores reforçam atuação por melhorias na saúde, educação e segurança

por mariaeduarda — última modificação 04/09/2019 13h33

A primeira sessão do mês de setembro foi realizada na terça-feira (4) com muitos assuntos de grande relevância para a sociedade. Foram aprovados nove requerimentos sobre assuntos como educação, segurança, saúde, infraestrutura e turismo. O trabalho dos vereadores de Foz do Iguaçu busca atender as demandas da comunidade reforçando a atuação da legislatura em defesa das melhorias em setores essenciais.

Construção de colégios estaduais
O vereador Rogério Quadros (PTB) solicitou do Governador do Estado informações sobre a previsão de implantação ou construção de novos colégios estaduais no município. O grande número de habitantes faz com que essa medida seja necessária, podendo destacar ainda que há um déficit em infraestruturas de instalações escolares na cidade.
Ao fazer uso da palavra, Rogério citou a estrutura e planejamento do município, que vem construindo CMEIs em vários bairros da cidade, oferecendo um excelente ambiente de ensino para as crianças. “Não me recordo de o Governo do Estado anunciar a construção de novos colégios” afirmou o vereador.
A dúvida é em relação à grande demanda de alunos, que saem do município e não encontram colégios perto de casa. O vereador João Miranda (PSD) contribui dizendo que muitas vezes as escolas próximas são pequenas e não conseguem atender boa parte dos alunos residentes no entorno.

Segurança pública
Considerando os índices de furtos e assaltos que ocorrem na cidade, o vereador João Miranda (PSD) solicitou do Prefeito Municipal, uma prestação de contas da Secretaria de Segurança Pública. Requereu dados sobre os serviços e campanhas no município para garantir a segurança dos cidadãos, informando o número de frotas e policiais em Foz do Iguaçu e como estão sendo distribuídos em cada região. A medida busca esclarecer à população o que será feito para coibir a criminalidade.

Procedimentos cirúrgicos
Com o acúmulo de reclamações sobre a demora na realização de procedimentos cirúrgicos na cidade, a vereadora Inês Weizemann (PSD) solicitou informações sobre os encaminhamentos e a fila de espera para cirurgias pelo SUS realizadas no Hospital Cataratas, assim como o tempo médio de espera pelas respectivas cirurgias.

Natal das Cataratas
O vereador Luiz Queiroga (DEM) solicitou do Ministro do Turismo informações acerca dos critérios e procedimentos necessários para a inclusão do “Natal das Cataratas” no Calendário Nacional de Eventos. O Natal das Cataratas já teve 10 edições. “Isso é de suma importância, pois tem como objetivo divulgar os eventos turísticos brasileiros e agregar valor à imagem dos destinos”, disse o vereador.
Queiroga explicou que, muitas empresas baseiam-se no Calendário Nacional para montarem pacotes de viagens e destinos durante o ano, e por isso, a medida seria tão importante para nossa cidade. “Estaremos em agendas em nível de Brasil, como um destino de turismo” reforçou.
Celino Fertrin (PDT) destacou: “Assim, de uma forma inteligente, podemos buscar recursos para os natais dos anos subsequentes evitando buscar crédito adicional suplementar, como já foi feito anteriormente”.

Transparência na Fundação Cultural
O vereador Celino Fertrin (PDT) solicitou do Diretor Presidente da Fundação Cultural cópias do processo licitatório e do contrato para fornecimento de refeição nos eventos realizados pela Fundação. Celino disse que o requerimento vem ao encontro da uma necessidade, dentro de uma lei elaborada juntamente com o vereador Elizeu Liberato (PR), ampliando as informações do Portal da Transparência.
Ao fazer uso da palavra, o vereador disse que os processos licitatórios constam apenas no edital, mas sem informação alguma no portal. Essa carência de informações é o motivo das cobranças do vereador, que afirmou ter a obrigação de fiscalizar o orçamento público de nossa cidade.

Ligação entre Jardim Califórnia e Porto Belo
O vereador Darci DRM requereu informações e esclarecimentos sobre as obras de construção de uma ponte no Jardim Califórnia, interligando as ruas Matilde Bez e Zacaria Vitalino da Silva, no Bairro Porto Belo. Segundo ele, essa e uma reivindicação antiga da população que sofre em dias de chuva por conta do aumento do nível do rio, impossibilitando a travessia.

Usina de Asfalto
A vereadora Inês Weizemann (PSD) requereu informações sobre os custos mensais para manter a Usina de Asfalto, somando os gastos com a operação, com funcionários e operadores, a manutenção e também com os suprimentos, desde a data de sua implantação, até o fim do mês de agosto.

Informações da COPEL
O vereador João Miranda (PSD) requereu a transmissão de convite ao Gerente da Companhia Paranaense de Energia – COPEL, para que compareça à Câmara Municipal na sessão ordinária do dia 17 de setembro, com o objetivo de prestar informações sobre os serviços prestados ao município no período de 2017 a 2018, bem como o primeiro semestre de 2019. O requerimento busca fazer com que a população tenha conhecimento destas ações e valorize os serviços oferecidos.

Plano de Saúde Coletivo
O vereador Elizeu Liberato (PR) requereu informações acerca das medidas a serem aplicadas para Convênio de Plano de Saúde Coletivo para o Servidores Públicos Municipais ativos e inativos, conforma a Indicação n° 1090/2018, que apontou a necessidade para proporcionar a estes servidores uma melhor qualidade de vida

Texto: Maria Leithardt com supervisão de Elson Marques