Vereadores questionam demora no atendimento e falta de médicos em UPA

por mariaeduarda — última modificação 08/07/2019 13h56
Também foram aprovados requerimentos sobre infraestrutura e plano de carreira dos secretários de escolas municipais

A primeira sessão ordinária do mês de julho, que aconteceu na quinta-feira (4) aprovou requerimentos na área de saúde, infraestrutura e plano de carreira dos secretários de escolas municipais. Os vereadores autores destes requerimentos são Inês Weizemann (PSD) e Marcio Rosa (PSD)

Questionamentos na saúde
Após um relato postado em rede social reclamando da demora nos atendimentos e a falta de médicos na Unidade de Pronto Atendimento – UPA – DR. Walter Cavalcante Barbosa, o vereador Marcio Rosa (PSD) apresentou um requerimento solicitando informações acerca dos atendimentos realizados, especificando a escala médica do dia 17 de junho de 2019 (data mencionada na reclamação), constando o nome dos médicos, número de atendimentos por profissionais e o tempo médio de espera para assistência dos pacientes.
Já a vereadora Inês Weizemann (PSD) solicitou do Secretário de Estado da Saúde e do Prefeito, junto à Secretaria Municipal da Saúde, informações relativas as Práticas Integrativas Complementares no Sistema Único de Saúde – SUS em Foz do Iguaçu. As práticas são usadas como auxiliares nos tratamentos realizados tanto na Atenção Básica, quanto no Atendimento Especializado na Saúde Pública, porém, não são obrigatórias.
Segundo o Ministério da Saúde, os atendimentos podem ser individuais, quando realizados por profissionais de saúde com formação superior, que podem realizar a consulta ou mais algum procedimento no mesmo atendimento. Dependendo dos procedimentos, também podem ser realizados por profissionais capacitados de nível médio. A vereadora solicita então informações sobre a adoção de tais práticas na rede pública.

Serviço Público
A vereadora Inês solicitou ainda informações sobre a quantidade de horas-plantão feitas individualmente pelos farmacêuticos que atuam no serviço público em Foz do Iguaçu. A especificação deve ser quanto a essas horas e qual o custo ao município, quem e quantos são os farmacêuticos que prestam esse serviço e em quais locais eles atuam.

Pavimentação asfáltica e sistema de esgoto
O vereador Marcio Rosa (PSD) solicitou informações sobre o andamento dos pedidos constantes da Indicação nº 263/2017, em especial sobre a pavimentação asfáltica no Bairro Jardim Dona Fátima e Jardim Dom Miguel, indicando o prazo para conclusão das obras. Essa proposta atente as reivindicações dos moradores que lidam com péssimas condições das ruas do bairro, causando dificuldade em deslocamentos, circulação de motoristas e pedestres.
Atendendo as demandas no Loteamento Dona Fátima, o vereador também requereu da Gerência Regional da SANEPAR em Foz do Iguaçu, informações sobre a instalação do sistema de esgoto no local, respondendo quais serão as ruas contempladas com a rede, em quais o serviço foi concluído e qual o prazo máximo de conclusão de todo o serviço no bairro.

Plano de Carreira secretários de escolas
Inês Weizemann (PSD) solicitou informações quanto a previsão de inclusão dos secretários de escolas municipais no Plano de Carreira dos Profissionais da Educação. A solicitação para fins de acompanhamento, busca saber qual a previsão para essa medida, visto que estes profissionais ficaram de fora do Plano de Carreira aprovado em gestão anterior.