Vereadores mirins são diplomados e empossados pela Câmara de Foz

por Diretoria de Comunicação última modificação 04/09/2019 11h44

A sessão solene de diplomação e posse dos alunos participantes do projeto Parlamento Jovem, capitaneado pela Câmara Municipal de Foz do Iguaçu em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral, TRE-PR, foi realizada na manhã desta terça-feira, 03 de setembro. Os oito alunos que participaram do projeto foram empossados pelo presidente da Câmara, Beni Rodrigues (PSB).

São eles: Antônio Augusto de Souza (PEC), Yasmin Martins Ferrero (PVS), Ana Luiza Dantas (PLR), Carline Vitoria Mayer (PVS), Eduardo Hariel Brisida (PELICE), Matheus Cassel Marquardt (PELICE), João Pedro Pedroso (PEC), Ana Luiza Baldin (PLR).

Com a posse, esses alunos, matriculados na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, poderão atuar como vereadores mirins por meio do trabalho com propostas de projetos de lei, promovendo debates sobre problemas da comunidade com sugestões para possíveis soluções das questões.

A solenidade foi prestigiada por vereadores; diretora do Colégio Sesi Nacional, Júlia Santana Ribeiro Ajeje; e o chefe do Cartório da 46ª zona eleitoral, Claudinei Zdanski, representando a Excelentíssima Senhora Juíza Danuza Zorzi Andrade, da justiça eleitoral de Foz. “Queremos resgatar o respeito pela política. Nossa vida pública e profissional é regrada pela política. É importante que os jovens conheçam tudo o que decorre do processo legislativo. Provavelmente vão se tornar formadores de opinião. É muito importante trazer o jovem para esse ambiente. Por meio desse projeto Parlamento Jovem, projetos como prevenção ao Bullying nas escolas e de políticas de inclusão já se tornaram leis de fato em outras cidades”, destacou o Chefe do cartório da 46ª zona eleitoral Claudinei Zdanski.

Cidadãos conscientes

A vereadora mirim Ana Luiza Fidélis discursou na tribuna: “Venho agradecer pela oportunidade. Durante as aulas iniciamos o processo eleitoral. O TRE-PR nos mostrou como funcionam as urnas, a votação. Todas as etapas que passamos são muito importantes. Seremos os próximos a escolher os eleitos no Brasil. Esse processo todo está nos tornando cidadãos conscientes do processo político”.

O Presidente do Legislativo, vereador Beni Rodrigues (PSB), cumprimentou os novos vereadores mirins de Foz do Iguaçu e enfatizou: “Tenho certeza que vocês têm ótimas ideias de projetos de lei, indicações e sugestões para o desenvolvimento da cidade. Estamos honrados em recebê-los com esse importante projeto de cidadania. Esta casa estará sempre aberta para esse tipo de iniciativas”, completou o presidente Beni.

Mais fotos em "fotos do dia": https://www.fozdoiguacu.pr.leg.br/institucional/fotos/fotos-do-dia/fotos-do-dia

Assista a reportagem da TV Câmara: