Comissão de Educação da Câmara convida secretária para esclarecimentos sobre o transporte escolar

por mariafernanda — última modificação 17/01/2020 16h09
Maria Justina explicou os procedimentos para cartão único do transporte escolar

A Comissão de Saúde, Educação, Cultura, Esporte, Saúde, Assistência Social e Defesa do Cidadão, presidida pela vereadora Inês Weizemann (PSD), convidou a professora Maria Justina da Silva, secretária de Educação de Foz do Iguaçu, para prestar esclarecimentos sobre o transporte dos alunos da rede municipal de ensino. Na oportunidade, a secretária confirmou que os alunos da Educação Especial, dos CMEIs e do 6º ano continuarão utilizando o transporte terceirizado. Os demais têm direito ao cartão único do transporte urbano servindo para comprovação de endereço conta de água, luz, telefone, internet, TV a cabo, cartão de crédito ou contato de aluguel recente. A reunião foi nesta sexta-feira (17) e além da presidente Inês, contou com a presença dos vereadores Anice Gazzaoui (Sem partido), Luiz Queiroga (DEM) e Rudinei de Moura (Patriota).

A Secretária foi chamada devido aos relatos dos pais de alunos que estão encontrando dificuldades para a confecção do “Cartão Único”, que garante a gratuidade do transporte escolar. De acordo com as reclamações, entre os documentos necessários para obter o Cartão, está o comprovante de residência, aceitando unicamente a fatura de energia elétrica. Porém, como a maioria dos estudantes não tem este comprovante específico, pois mora com os pais, o processo estava complicado.

Alunos do 6º ano seguem atendidos

Maria Justina esclareceu que o contrato com o transporte terceirizado foi encerrado no fim do ano passado, mas os alunos da Educação Especial, dos CMEIs e do 6º ano continuarão utilizando o transporte terceirizado. Já os estudantes da área urbana que cursam o ensino médio deverão utilizar o Cartão Único para os deslocamentos, seguindo o modelo já adotado em Curitiba, Apucarana, Londrina e Maringá.

Comprovação de endereço

Sobre a comprovação de endereço para emissão do cartão único, a secretária tranquilizou pais e alunos. “A comprovação de endereço para ter direito ao serviço gratuitamente pode ser também conta de água, luz, telefone (celular ou fixo), internet, TV a cabo, cartão de crédito ou contato de aluguel recente”, informou Justina aos vereadores.

A Secretária ressaltou que o sistema está sendo acompanhado de perto pelo poder público e levantamentos com os alunos estão em ação com o objetivo de analisar a adaptação e a transição desse novo modelo. “Convidamos a secretária porque nos chegaram reclamações e nessa reunião tivemos a oportunidade dos esclarecimentos e se havia entrave na questão da comprovação de endereço, isso fica resolvido, conforme o compromisso da secretária”, disse a vereadora Inês Weizemann.

A presidente da comissão também ressaltou que o sistema novo está funcionando e sendo acompanhado. “Ficamos aliviados também com a informação de que os alunos não só dos CMEIs, mas também do 6º ano permanecerão usando o transporte escolar terceirizado, assim como aqueles alunos de áreas rurais e aqueles que demandam atendimento especial”, completou Inês.