Vereadores aprovam diretrizes da Lei Orçamentária para 2025

A LDO orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual do Município
Vereadores aprovam diretrizes da Lei Orçamentária para 2025

Foto: Christian Rizzi - CMFI

Nesta quarta-feira, 3 de julho, a Câmara de Foz do Iguaçu realizou três sessões, duas extraordinárias e uma ordinária. Dentre as várias matérias, os vereadores discutiram e aprovaram o projeto nº 59/2024, do Poder Executivo -  Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2025. A LDO norteia a formulação do projeto de orçamento municipal do ano que vem projetando, a princípio, um valor global de R$ 2,1 bilhões, sendo R$1,74 bilhão para o orçamento fiscal e R$ 333,5 milhões para o sistema de previdência dos servidores.

Entre as pastas que aparecem com as maiores fatias estão a saúde e a educação, ambas projetadas para ter um aumento para 2025. A saúde consta com R$ 508 milhões, um acréscimo de 6,78% em relação a 2024 (R$ 475,7 milhões). Já na educação, a estimativa é para R$ 417,7 milhões, 13,33% a mais que o valor atual (R$ 368,6 milhões). Nas previsões, também aparece um aumento no orçamento para os setores da segurança pública, assistência social, esporte e lazer, obras e meio-ambiente.

A presidente da Comissão Mista e relatora do projeto, Anice Gazzaoui ressaltou que antes de o projeto vir a plenário foi realizada uma audiência pública para ouvir a população sobre a matéria. Ela comentou a relevância da LDO: “É um projeto muito importante que aprovamos, ele foi amplamente discutido, através de audiência pública e dos pareceres favoráveis, tanto do jurídico quanto do IBAM. Agora aprovada na Câmara Municipal, é importante essa discussão, para que possamos dar seguimento, e posteriormente, estar discutindo o orçamento do município”.