Vereadores aprovam criação do programa horta comunitária em Foz

por Diretoria de Comunicação última modificação 18/05/2022 11h24

O projeto que cria o programa horta comunitária foi aprovado na última sessão desta terça-feira, 17 de maio. Dentre os objetivos do projeto, de autoria do vereador Valdir de Souza Maninho (PSC), estão: aproveitar áreas devolutas; cumprir função social da propriedade; manter terrenos limpos e utilizados; proporcionar terapia ocupacional para homens e mulheres da terceira idade e aproveitar força de trabalho desempregada.

“É um projeto que desde quando entramos tivemos a intenção, trabalhamos para que acontecesse e hoje está aprovado. Quando um projeto é aprovado é uma satisfação darmos esse retorno à população e dignidade aos moradores”, disse o autor da matéria, vereador Valdir de Souza Maninho (PSC). Durante a discussão, a vereadora Yasmin Hachem (MDB) acrescentou: “é um projeto de excelente qualidade, não só como inclusão social, mas também produtiva. Ele vai beneficiar muitas famílias, vai tratar da conscientização de alimentação segura, sem agrotóxicos e tenho certeza que vai melhorar a vida gente”.

A ideia é que o programa seja desenvolvido em áreas públicas ociosas; áreas declaradas de utilidade pública e desocupadas; terrenos particulares e terrenos de associações de moradores que tenham espaço para plantio. O Poder Executivo fornecerá a entrega do terreno, ferramentas e sementes necessárias para plantio como incentivo à produção familiar. “Essa horta comunitária também é uma oportunidade para idosos, que estão ociosos, ou qualquer pessoa que tenha interesse em colocar a mão na massa”, afirmou o vereador Dr. Freitas (PSD).

A matéria fixa, ainda, que produtos excedentes das hortas apoiadas pelo programa poderão ser comercializados. Com a aprovação plenária em dois turnos, o projeto aguarda sanção do prefeito Chico Brasileiro (PSD).