Vereadores aprovam alterações no projeto sobre banheiros família para pessoas com TEA
Com vistas a aumentar inclusão para pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA, um projeto que tramita na Câmara de Foz trata de banheiros famílias que contemplem esse público. O projeto de lei 151/2021, de autoria dos vereadores Galhardo (Republicanos) e Valdir de Souza “Maninho” (PSC). Na sessão da última quinta-feira, 09 de fevereiro entraram em discussão as emendas alterando esse projeto, que regulariza e aprova a implementação de banheiros famílias em ambientes como aeroportos, centers, hipermercados, entre outros lugares que estejam instalados para crianças com TEA independente de idade.
Com o projeto e as mudanças que serão incorporadas ao texto original, torna obrigatório a adição do símbolo do autismo nas entradas da área para que, independentemente das idades, seja possível o uso dos banheiros família para pessoas com transtorno do espectro autista.
O PL, de autoria do vereador Galhardo (Republicanos), recebeu as seguintes emendas: a emenda modificativa 46/2022. Ela garante que crianças de até 12 anos possam fazer o uso dos banheiros, acompanhados de seus responsáveis.
As propostas das novas emendas visam proporcionar a inclusão mais abrangente, desde crianças e adolescentes até aquelas pessoas que tiveram diagnósticos tardios e necessitam dos cuidados especiais e acompanhamento nos banheiros: “Esse é um projeto que primeiro é de sensibilidade e empatia. Tem aumentado os diagnósticos de pessoas com autismo em Foz do Iguaçu. As pessoas autistas de qualquer idade acompanhado pai ou da mãe vão poder frequentar esses espaço e terão o banheiro família destinado justamente para eles. É o inicio da atenção que essa Câmara pode dar para a gente abranger políticas públicas”, argumenta o vereador Galhardo (Republicanos).
A outra mudança, feita pela emenda 47/2022, trata da identificação dos sanitários, com informativo que contenha ilustração reconhecida como símbolo mundial do autismo.