Vereadora Yasmin requer informações sobre situação da Assistência Social em Foz do Iguaçu

por Elaine Macena última modificação 03/04/2024 13h35
Requerimento questiona prefeitura sobre reforço de pessoal para enfrentar demandas como o aumento de moradores de rua e de famílias cadastradas no CADÚNICO

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Na sessão ordinária desta quarta-feira, 3 de abril, a vereadora Yasmin Hachem (MDB) direcionou uma série de questionamentos à prefeitura, abordando a atual situação da Secretaria Municipal de Assistência Social em Foz do Iguaçu. Diante de problemáticas como o aumento de moradores de rua, o requerimento nº 203/2024, destaca questões relacionadas à necessidade de convocação de novos educadores sociais do concurso em vigência; previsão de aumento no quadro de profissionais para reforçar o atendimento dos serviços de proteção social especial; bem como a ampliação dos serviços de acolhimento institucional, incluindo a construção de novas casas de passagem.

Diante da crescente demanda nos serviços, a vereadora destaca a necessidade urgente de um investimento substancial, tanto em contratação de servidores quanto em infraestrutura. Um dos pontos cruciais abordados é a regulamentação da profissão e a adaptação do nível de formação exigido, prática já adotada por outros municípios.

De acordo com a vereadora, o requerimento está embasado na recente carta-manifesto dos educadores sociais, recebida pela Câmara em março. Destaca que em pouco mais de três anos o número de famílias cadastradas no CADÚNICO dobrou, evidenciando um aumento na demanda pelos serviços socioassistenciais.

A sobrecarga de trabalho das equipes, a escassez de profissionais nos serviços de acolhimento institucional e a superlotação desses abrigos são apenas alguns dos desafios enfrentados pelo sistema de assistência social em Foz do Iguaçu. Yasmim Hachem enfatiza a urgência de medidas para fortalecer o quadro de recursos humanos e melhorar as condições de trabalho, garantindo o acesso adequado e efetivo aos serviços socioassistenciais pela população mais vulnerável do município.

“Precisamos entender como está a questão dos profissionais educadores sociais, porque hoje o serviço da atenção sócio assistencial em Foz do Iguaçu é conduzida por eles que são poucos. Quando a gente cobra a melhoria do serviço, a gente também tem que pensar que se passa pela valorização desses profissionais”, expressou Hachem.