Vereadora Yasmin Hachem viabiliza avanço em cirurgias ginecológicas no Hospital Municipal

por Elaine Macena última modificação 27/02/2024 09h44
A iniciativa da vereadora possibilitou a compra de equipamentos para histerectomia fechadas

Foto: Wallace Zenaro - Câmara de Foz

O Hospital Municipal de Foz do Iguaçu obteve avanços com a aquisição de novos equipamentos para procedimentos ginecológicos. Por meio de uma emenda impositiva assinada pela vereadora Yasmin Hachem, o hospital agora conta com tecnologia de ponta para realizar histerectomia fechadas. Os procedimentos para remoção do útero passam a ser realizados de uma forma menos invasiva com benefícios significativos para pacientes.

Yasmin Hachem destaca a importância desses avanços tanto para as mulheres que necessitam do procedimento quanto para homens trans que desejam realizar a histerectomia. Os benefícios são tanto para as mulheres que aguardam ansiosamente essa cirurgia dessa forma, quanto também para aqueles homens trans que precisam fazer a retirada do útero. Fico muito feliz de ter contribuído através das emendas impositivas, que são formas de nos vereadoras e vereadores, trazermos esses recursos para onde a população nos demanda”, disse a vereadora.

Segundo o Diretor Assistencial do Hospital, André Nobre, essa aquisição coloca Foz do Iguaçu em uma nova fase. Ele afirmou que 60% dos hospitais do Brasil realizam histerectomia por via abdominal, ou seja, por meio de uma incisão. “Os hospitais do SUS, em sua grande maioria, realizam por meio de incisão. Foz do Iguaçu agora passa para uma nova etapa, podendo realizar toda a histerectomia por via vaginal”, ressaltou.

Para pacientes como Zion Sleiman, homem trans, essa é uma notícia muito significativa. “A importância dessa cirurgia é que muitos homens trans vão ter acesso a realização, principalmente porque vários aqui no município já fazem uso da testosterona e precisam realizar essa cirurgia, principalmente em relação a lista e divergência que tem em relação ao sistema”, comentou.