Vereadora Protetora Carol enaltece o maior programa de castração em Foz do Iguaçu

por Herika Quinaglia última modificação 07/06/2024 15h05
Com auxílio de emendas impositivas da Câmara, prefeitura ampliou o programa para 10 mil castrações, o que vai zerar a fila de espera

Foto: Assessoria de Gabinete

Na Câmara de Foz do Iguaçu a vereadora Protetora Carol Dedonatti (PSD) lidera as iniciativas que promovem o bem-estar animal. Com o apoio de outros vereadores foi possível remanejar R$ 2 milhões em emendas impositivas para a Diretoria de Bem-Estar Animal do Município. O objetivo principal foi reforçar o orçamento da prefeitura para o maior programa de castração de animais, com a meta de realizar dez mil procedimentos até o fim do ano. Várias clínicas foram credenciadas e estão realizando as castrações. A medida é fundamental para reduzir a superpopulação de animais abandonados pelas ruas, resolvendo assim um problema também de saúde pública.

No fim de semana, Protetora Carol esteve em uma das clínicas acompanhando a realização dos serviços. “Estamos aqui em uma das clínicas conveniadas acompanhando e fiscalizando o maior programa de castração da história de Foz do Iguaçu. Serão mais de dez mil animais castrados, zerando uma fila que está represada desde 2018 de animais aguardando por mais oportunidades de castração gratuita pelo município. Lembrando que além do bem-estar animal, estamos cuidando de uma questão que é também de saúde pública”, afirmou a vereadora.

Paulo Allou, morador da região central da cidade, compartilhou a experiência positiva com o programa: "Já temos um gato em casa, e quando uma gatinha apareceu e teve filhotes, nós a acolhemos. Hoje, estamos aqui para castrar e integrá-la à nossa família”. A iniciativa liderada pela vereadora Carol Dedonatti demonstra o compromisso das autoridades locais com o bem-estar animal e a qualidade de vida da comunidade.

Programa atende ONGs e famílias de baixa renda

Com o programa de castração, a prefeitura está atendendo a fila de espera principalmente das ONGs, protetores independentes e famílias de baixa renda cadastradas. Os tutores estão sendo chamados de acordo com a ordem de cadastramento devendo levar o animal à clínica no horário agendado. Quando zerar essa fila, a Diretoria de Bem-Estar Animal deverá abrir novo cadastramento. Para destinar os R$ 2 milhões como reforço ao programa que vinha sendo desenvolvido com recursos da prefeitura, Protetora Carol obteve aval dos vereadores que assinaram conjuntamente as emendas a serem remanejadas: João Morales (União Brasil), Jairo Cardoso (PSDB), Ney Patrício (Podemos), Cabo Cassol (PL) e Adnan El Sayed (PSD).