Vereadora cobra adequações e plano de carreira aos agentes de apoio do município

por Diretoria de Comunicação última modificação 25/03/2022 12h32

Mais uma carreira do quadro de servidores do município recebeu apoio da Câmara Municipal. Desta vez, os agentes de apoio, que auxiliam os professores no atendimento das crianças em diversas atividades escolares, foram objeto de requerimento na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu.

A proposição (requerimento 312/2022), da vereadora Yasmin Hachem (MDB), pede ao Executivo o encaminhamento de informações sobre o impacto orçamentários e financeiro que a aplicação do plano de carreira para os servidores do cargo iria causar.

O requerimento explica que entre os profissionais que compõem as equipes da secretaria de Educação, está o agente de apoio, que auxilia na formação e desenvolvimento de crianças que estudam nas escolas municipais e Cmeis. Além disso, o texto ressalta que a luta para readequação das referências dos agentes de apoio do município vem desde 2015, data de criação do cargo, quando à época havia uma batalha para adequação de vagas para crianças na rede de ensino do município.

“ A formação pedagógica não foi exigida naquele concurso. Além de eles não ganharem nem perto da metade do piso do magistério, mas trabalham em sala de aula como se magistério tivessem. Quanto mais nova é a criança, melhor precisa ser a formação. O cuidar e educar na educação infantil não separam”, avaliou a vereadora.

Segundo ela, é fundamental “ discutirmos o concurso, que foi feita de forma equivocada. Como se não bastasse tudo isso, eles não têm plano de carreira e os trabalhadores, em si, não têm culpa de um concurso que não foi feito de forma tão coerente”, acrescentou Yasmin Hachem.

O requerimento foi aprovado na sessão ordinária do último dia 16 de março e aguarda resposta oficial da Prefeitura.

registrado em: ,