Vereador Maninho propõe o programa de “Horta Comunitária” nos bairros

por Diretoria de Comunicação última modificação 06/05/2021 08h39

Foi apresentado na sessão ordinária desta terça-feira, 4 de maio, o Projeto de Lei de autoria do vereador Valdir de Souza (Maninho) que institui o programa “Horta Comunitária” no município de Foz do Iguaçu O objetivo é aproveitar a mão-de-obra-desempregada; proporcionar terapia ocupacional para homens e mulheres da terceira idade; aproveitar áreas devolutas; manter terrenos limpos e destinados a cumprir a função social da propriedade.

O programa deverá ser desenvolvido em áreas públicas municipais, declaradas de utilidade pública e desocupadas, terrenos de associações de moradores que possuam área de plantio ou glebas particulares. Assim, espera-se que com a utilização desses terrenos, os espaços abandonados, que servem para o descarte de lixo e entulhos servindo de grande foco para o mosquito da dengue, terão uma utilidade para os moradores.

"Para a implantação da Horta Comunitária, caberá a Secretaria Municipal de Agricultura gerenciar o programa, cadastrar individual ou coletivamente os interessados e celebrar parcerias com as associações de moradores para que eles possam gerir essas hortas", explicou Maninho.

Além de trazer ocupação, uma fonte de renda e alimentação saudável, a produção excedente das hortas comunitárias, não poderão ser comercializadas e sim distribuídas livremente aos moradores do bairro.

Texto: Assessoria de Imprensa do Vereador Valdir Souza "Maninho"