Vereador Kalito cobra transparência no concurso da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu

por Elaine Macena última modificação 27/06/2024 11h39
"Há centenas de pessoas que estão sem informações e estão em busca de respostas e soluções”, disse o vereador

Foto: Christian Rizzi - Câmara de Foz

Na sessão itinerante de terça-feira, realizada na Vila C, o concurso para a Guarda Municipal de Foz do Iguaçu foi um dos temas em discussão, com a apresentação de um requerimento do vereador Kalito Stoeckl. A proposição, aprovada por unanimidade dos vereadores, requer informações detalhadas e posicionamento do Poder Executivo sobre o concurso da Guarda Municipal. Um dos fatores principais é a transparência e informação correta para os concorrentes.

O vereador Stoeckl destacou a necessidade de fiscalizar processos públicos, como esse concurso tão aguardado pela comunidade. Segundo ele, a falta de transparência e a ausência de respostas formais têm prejudicado a confiança dos candidatos e da população. "Nosso concurso para a Guarda Municipal está sendo malconduzido. Embora devemos celebrar a realização de um concurso após 20 anos de espera é evidente a incompetência e o descaso com os candidatos que se prepararam para este processo. Não sabemos se serão chamados 600 candidatos para a sequência das provas, qual o valor da nota da prova objetiva, enfim, estamos sem informações. Por isso, fiz esse requerimento buscando transparência", declarou Stoeckl.

O vereador reforçou ainda que a principal demanda é por clareza nas etapas do concurso. "Há centenas de pessoas que estão perdidas, sem saber se o edital será seguido, se haverá alguma impugnação jurídica. Elas estão em busca de respostas e soluções para os problemas”, disse ele. A estudante Deusiane Costa, presente na sessão, também expressou sua preocupação. "Viemos aqui sensibilizar o Poder Legislativo, juntamente com os estudantes e a comunidade, para que este certame seja finalizado e executado, atendendo ao nosso grito por segurança pública", afirmou.

O vereador Alex Meyer manifestou apoio ao requerimento de Stoeckl e comprometeu-se a tomar medidas para resolver a situação. "Vamos levar uma comissão desse grupo a uma reunião com o chefe do Executivo e os responsáveis pelo concurso para buscar esclarecimentos e tranquilizar os aprovados, garantindo que ao fim de tudo, tudo se resolverá", afirmou Meyer.