Vereador João Morales cobra ao Executivo viabilidade de implementação da Muralha digital em Foz

por Diretoria de Comunicação última modificação 02/12/2022 12h36
Sistema, já operado em outras cidades, trata-se de videomonitoramento interligado de segurança da cidade

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

O vereador João Morales (União) questionou a prefeitura, via requerimento (1.175/2022), a respeito da implementação da “Muralha Digital” em Foz. Esse é um projeto que se trata de sistemas de videomonitoramento de segurança da cidade interligados em um mesmo local.

“Essa é uma tecnologia de ponta, que vem ajudando várias cidades no Brasil, reduz a criminalidade em mais de 60%. Nossa população merece, as forças de segurança também. Precisamos inovar e usar a tecnologia em benefício da população”, destacou o proponente, vereador João Morales (União).

Dentre os questionamentos estavam: Existe no planejamento do Município a implantação da “Muralha Digital; se existe a possibilidade de estudo para implantar a “Muralha Digital” em nossa cidade? Visto que em cidades nas quais fora implantada, a criminalidade caiu em até 40%; qual o prazo para a implantação total do sistema; onde serão os pontos principais da cidade para uma possível instalação; onde ficará a central de comando? câmera, videomonitoramento, segurança, inteligente.

Segundo a justificativa da proposição, o projeto já foi implementado em vários municípios do Estado do Paraná e São Paulo, como Curitiba, Ponta Grossa, Botucatu, Limeira, Campo Largo. Além disso, há a integração do sistema com radares de trânsito na cidade, não apenas nas câmeras de segurança.

A ideia central é ter essa ferramenta para prevenção, repressão e elucidação de crimes. Para o gestor público, o ganho é produção de informações reais e instantâneas que auxiliam na tomada de decisões em prol da comunidade.