Vereador indica criação de Fundo Municipal de Emergência para situações de catástrofes

por Diretoria de Comunicação última modificação 20/09/2018 12h14
A ideia é que recursos fiquem reservados para aquisição emergencial de lonas, alimentos, roupas, remédios e outros materiais

O vereador João Sabino apresentou uma indicação solicitando ao Poder Executivo a criação de um Fundo Municipal de Emergência. O documento ressalta que o objetivo é guardar essa verba para utilizá-la em caso de catástrofes que venham atingir o município, como: enchentes, chuva de granizo, vendaval, dentre outros.   O dinheiro cobrirá gastos com lonas, alimentos, roupas, remédios e outros materiais necessários aos munícipes atingidos.

O valor destinado para esse fundo será exclusivo para esses gastos, e de acordo com a proposição, agilizaria a disponibilização dos materiais de emergência ante a burocracia exigida no serviço público para aquisições. Sabino informou que tinha pretensão de apresentar um projeto, porém a assessoria jurídica orientou que legislação dessa natureza é de iniciativa exclusiva do Executivo. Diante disso, por intermédio da indicação, ele está sugerindo ao prefeito que estude o envio de projeto nesse sentido.

Repasses e custos de manutenção das UPAs

Com o objetivo de fiscalizar o trabalho do Poder Executivo, os parlamentares aprovaram nesta semana durante a sessão ordinária, o requerimento do Vereador Celino Fertrin que solicita informações sobre valores repassados pelo Governo Federal à Unidade de Pronto Atendimento João Samek, no bairro Jardim das Palmeiras, e à Unidade de Pronto Atendimento Walter Cavalcanti Barbosa, no bairro Morumbi.

Segundo o vereador, o objetivo é ter acesso às informações como: custo de manutenção dessas unidades; investimentos realizados pela Prefeitura e pelo Governo Federal e necessidade de realização de novos concursos para a contratação de pessoal.

“Com esse estudo, queremos fazer uma análise completa sobre a necessidade de cada UPA. Com esses dados, vamos poder analisar melhor a proposta, encaminhada pelo Governo Municipal, para a construção de uma terceira UPA. Assim vamos saber qual é o equilíbrio financeiro para assistirmos melhor a comunidade de Foz do Iguaçu”, declarou Celino Fertrin.