Vereador Galhardo propõe ao Executivo programas para geração de emprego e renda

por Diretoria de Comunicação última modificação 28/01/2021 13h41

A geração de emprego e renda, principalmente no cenário pós pandemia, em que a retomada da economia é demanda urgente no país. Pensando nisso, o Vereador Galhardo (Republicanos), está propondo ao Executivo, via indicação (38/2021) a implantação do programa denominado Venda na Calçada. A ideia é possibilitar ocupação e renda às mulheres do município, liberando em período transitório a utilização da própria calçada para comercialização de produtos usados e artesanais.

“É um projeto amplo que atinge a autonomia das mulheres vítimas de violência doméstica também, que podem trabalhar de suas casas e ter uma renda. O município pode, por exemplo, fazer parceria com Itaipu para o programa e empresa poderia doar a essas mulheres manequins e araras para elas possam trabalhar. A ideia é gerar renda e também movimentar a economia do bairro”, destacou Galhardo.

O Vereador ressalta ainda que a proposta pode auxiliar que os filhos dessas mulheres a ajudarem nas atividades e serem qualificados depois. “Dialoguei com o Defensor Público Vinicius Santana sobre essa questão. Há o curso jovens empreendedores do Senai”. Além disso, o proponente ressalta que com a comercialização dos produtos usados as pessoas vão se preocupar em deixar o quintal limpo, em desapegar de coisas antigas que podem ser comercializadas, e toda a organização pode trazer benefícios em reduzir focos de dengue. As indicações serão lidas em sessão e encaminhadas ao Executivo.

Alvará na Praça

Também com a finalidade de retomada econômica, uma outra proposta do mesmo parlamentar é alvará na praça. A ideia consiste em uma permissão transitória para que proprietários de trailers utilizem o espaço público e que a praça tenha rede subterrânea de água e energia.

“As praças sempre ficam a cargo do Poder Executivo tomar conta. A ideia é envolver a comunidade e comerciantes. A proposta é que cada proprietário de trailer tenha seu registro de água e luz com segurança. Isso gera o sentimento de pertencimento nas pessoas que utilizam a praça, resolve a questão dos donos de trailers que às vezes não têm espaço adequado e também movimenta o comércio dentro do bairro. Em uma parceria com Itaipu e Prefeitura, poderia ser trabalhada a questão da iluminação e layout para os trailers, por exemplo”, explicou Galhardo (Republicanos).

registrado em: ,