Vereador Alex destina emendas impositivas para entidades sociais do Porto Meira

por Elaine Macena última modificação 12/06/2024 12h54
Os investimentos na CAF, AFA e CAIA são fundamentais no atendimento de crianças e capacitação dos adolescentes
 Vereador Alex destina emendas impositivas para entidades sociais do Porto Meira

Foto: Christian Rizzi - Câmara de Foz

As entidades dedicadas ao desenvolvimento pessoal e profissional de crianças, adolescentes e jovens na região de Porto Meira estão recebendo o apoio financeiro da Câmara Municipal, com emendas impositivas do vereador Alex Meyer. Dentre elas estão o Centro de Aprendizagem e Formação (CAF), Centro de Atenção Integral ao Adolescente (CAIA) e a Associação Fraternidade e Aliança (AFA). Os investimentos são fundamentais para os programas de atendimento e capacitação de crianças e adolescentes.

Em visita às entidades, Alex Meyer comentou sobre a relevância do apoio às atividades que oferecem oportunidades aos jovens: “O trabalho que essas organizações fazem na região sul é um trabalho que capacita, que fortalece. É um trabalho de protagonismo para essas crianças e adolescentes que futuramente serão os nossos cidadãos que estarão na nossa sociedade”.

Em 2021, o Centro de Aprendizagem e Formação (CAF) recebeu uma contribuição de R$ 220 mil, que viabilizou a implantação de 13 cursos profissionalizantes e cobriu despesas operacionais como água, luz e materiais de limpeza. Em 2023, a instituição foi novamente beneficiada, desta vez com mais de R$115 mil, conforme a Emenda 252/2023. Esses recursos foram essenciais para reparar os danos causados por um incêndio que atingiu a sede do CAF em agosto do ano passado, além de suprir outras necessidades da entidade.

Thais Mehl, coordenadora do CAF, destacou a importância do apoio: “O vereador logo se colocou à disposição, trazendo para nós, este ano, emendas parlamentares que vão abranger tanto CAIA quanto CAF, beneficiando os dois programas de atendimento com reparos aqui dentro da nossa sede, reposição inclusive de equipamentos importantes como ar condicionado, notebook, telefone, coisas que a gente precisa para que o serviço seja bem executado”.

Outra entidade beneficiada foi a Associação Fraternidade e Aliança (AFA), que recebeu R$ 130 mil pela Emenda 247/2023. Suzane Amorim, gestora de projetos da AFA, ressaltou a destinação da verba. “Uma das grandes conquistas foi para a implantação e estruturação do complexo terapêutico. Foi uma ajuda importante para nossa cidade como um todo, para a saúde mental e também para a sede, onde temos projetos na área socioassistencial”, disse.

Suzane reforçou ainda que “com esse recurso, pudemos reformar todo o muro, garantindo maior segurança para o nosso público atendido. Neste ano, conseguimos realizar um ato histórico, que é a cobertura da quadra, onde já atendemos mais de cinco mil crianças e adolescentes, um anseio e pedido da comunidade”.