Técnicos apresentam na Câmara locais que receberão investimentos urgentes para conter alagamentos

por Diretoria de Comunicação última modificação 20/05/2019 13h11
Detalhes foram informados em reunião da Comissão de Alagamentos da Câmara com os técnicos da Sanepar

A Comissão Especial da Câmara que busca solução para os problemas de alagamentos em Foz do Iguaçu se reuniu na manhã desta sexta-feira (17) com técnicos da Sanepar, Prefeitura e Defesa Civil. Formada pelos vereadores João Miranda (Presidente), Anderson Andrade (Vice-Presidente) e Jeferson Brayner (membro), a CE reúne informações e dados para encaminhamentos do relatório final.

Também participaram técnicos de outros setores como Paulo Ganguilhet (diretoria de gestão e controle de recursos da Secretaria de Planejamento); Ivan Licon Oeda (Diretoria Extraordinária de Acompanhamento de Projetos e Planos de Contenção de Enchentes); Evaldo Monteiro Guimaraes ( coordenador da Defesa Civil); capitão Eduardo Luiz Sartoli Castro (Coordenador Adjunto da Defesa Civil); Luís Aparecido Spósito (Coordenador de redes da Sanepar) e Jussier Silva Leite (engenheiro ambiental representando a Associação Oeste Paranaense dos Engenheiros Ambientais).

Dentre as medidas mais imediatas apontadas por técnicos da Defesa Civil, Planejamento e Sanepar foram: monitoramento das bacias mais críticas, dos locais em que há mais chuvas na cidade, resolver áreas de ocupação irregular. Os pontos que exigem ações mais urgentes são Jardim São Luiz, Porto Meira e Jardim Canadá. Essas áreas estão contempladas nos investimentos de R$ 30 milhões, aprovados pela Câmara.

Outro aspecto abordado na reunião foi a conscientização da população sobre descarte correto do lixo, além da importância de obras estaduais e federais realizadas na cidade terem anuência do Poder Executivo. O propósito é justamente prevenir evitando que se transformem em novos pontos de alagamentos na cidade.

Antes do fechamento dos trabalhos, a Comissão deve se reunir ainda com Fozhabita e Secretaria de Meio Ambiente para discutir áreas de ocupações irregulares e verificar o que pode ser melhorado para evitar que se tenha um acréscimo nos já existentes 45 pontos de alagamento no município.

Mais fotos da reunião em "fotos do dia": https://www.fozdoiguacu.pr.leg.br/institucional/fotos/fotos-do-dia/fotos-do-dia