Sindicato da Saúde pede apoio dos vereadores para implantação do piso da enfermagem
O Sindicato de Empregados em Estabelecimentos e Serviços de Saúde de Foz do Iguaçu e Região (SEESSFIR), representado pelo presidente Paulo Sérgio Ferreira, procurou os vereadores solicitando apoio para implantação do piso salarial aos profissionais de enfermagem. A reunião aconteceu no dia 7 no plenário da Câmara. Os representantes dos trabalhadores pediram a realização de uma audiência pública com o intuito de debater sobre a aplicabilidade do piso da Enfermagem, sancionado pelo Governo Federal através da lei N° 14.581/2023.
Na justificativa, o presidente do Sindicato explica que o valor de repasse não é suficiente para cobrir os pagamentos da rede pública. Ressalta que com os valores “não será possível a Fundação Municipal de Saúde pagar o piso. No que se trata do setor privado existe negociação coletiva para tratativa”.
A realização de audiência pública seria um mecanismo para esclarecimentos de dúvidas dos trabalhadores e empregadores, além de reunir representantes de todas as partes envolvidas a fim de dar encaminhamento. Para tanto, o Sindicato pede o apoio da Câmara.
Na oportunidade, a assessoria da vereadora Anice Gazzaoui anunciou que já apresentou requerimento (nº 337/2023) para essa finalidade, aguardando, portanto, a votação por parte dos vereadores em plenário no decorrer da semana.
Participaram da reunião o presidente da Câmara, João Morales (União Brasil) e os vereadores Kalito Stoeckl (PSD) e Yasmin Hachem (MDB), além das assessorias dos gabinetes de Anice Gazzaoui (PL), Adnan El Sayed (PSD) e Protetora Carol (PP).