Sessões de julho começam com cobranças na saúde e reforço no pedido de auxílio aos profissionais de turismo

por Diretoria de Comunicação última modificação 07/07/2020 16h36

As sessões da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu começaram com pauta extensa. Dentre os temas principais está a saúde com assuntos relacionados, por exemplo, aos resultados pendentes de testagem para covid-19. O auxílio aos profissionais do turismo e transporte escolar também voltaram ao debate durante a sessão virtual desta quinta-feira, 02 julho.

Uma cobrança a respeito da saúde, levantada por requerimento (213/2020) do vereador Rudinei de Moura (Patriota), solicita informações sobre resultados pendentes de exames realizados para testagem da covid-19. A proposição solicita informações a respeito de procedimentos em relação a pessoas internadas com suspeitas da doença. Busca esclarecer se no caso de óbito, antes do resultado, existe orientação para família realizar o sepultamento direto, sem velório. O requerimento cita o caso de um paciente que teria falecido, o resultado do exame saiu posteriormente e a família teria realizado velório.

Em outro requerimento (189/2020), também do vereador Rudinei de Moura solicita informações ao Executivo, junto à Secretaria Municipal de Saúde e Fundação Municipal da Saúde de Foz do Iguaçu, informações sobre atendimentos nas unidades de Pronto Atendimento – UPAs. Dentre os questionamentos está a necessidade de informações compartilhadas entre UPA e Hospital Municipal para os atendimentos, em virtude de mudança recente de gestão que transferiu a administração das UPAs para Fundação Municipal de Saúde. A proposição cobra relações de médicos, enfermeiros, número de atendimentos e tempo média de espera para atendimentos.

Auxílio aos guias e motoristas do turismo

Um requerimento (222/2020), dos vereadores Anice Gazzaoui (PL) e Celino Fertrin (Podemos), reiterou a cobrança ao Prefeito Municipal a respeito da concessão de auxílio emergencial aos guias e motoristas de turismo, bem como aos transportadores escolares. A cobrança sustenta que esses trabalhadores já teriam cumprido os requisitos necessários, mas ainda não obtiveram resposta do Executivo. O requerimento ressalta que esses trabalhadores são de um setor intensamente afetados pela paralisação das atividades em virtude da pandemia do novo coronavirus.

Auxílio a profissionais de imprensa autônomos

Uma proposição do vereador Elizeu Liberato (PL) solicita informações ao Executivo sobre possibilidade de estudos a respeito de concessão de auxílio aos profissionais de imprensa autônomos. De acordo com a proposição, em virtude da crise econômica causada pela pandemia esses profissionais perderam muitos recursos de publicidade para seus canais independentes e, neste momento, alguns enfrentam dificuldades para cobrir suas despesas de família.

Requerimento sobre arena multiuso

O requerimento 233/2020, de autoria do Vereador Beni Rodrigues (PTB), pede informações sobre a área ofertada pelo município para a futura instalação da Arena Multiuso, apresentando informações detalhadas sobre a localização e dimensões da área ou terreno disponibilizado, para a execução do projeto, conforme emenda parlamentar destinada pelo Deputado Federal Nelsi Coguetto Maria.

O requerimento visa tomar conhecimento da localidade e dimensões da área ou terreno para execução de projeto para futura instalação de Arena Multiuso, sendo primordial o conhecimento da localidade para dar continuidade nos trâmites das verbas obtidas pelo deputado. A preocupação dos vereadores é de que caso o Município não disponibilize a área dentro do prazo, Foz do Iguaçu poderá perder o recurso.