Sessão itinerante de Três Lagoas é marcada por reivindicações na saúde, segurança e infraestrutura

por Diretoria de Comunicação última modificação 13/05/2024 12h15
População também cobra investimentos para transformação total da Prainha de Três Lagoas

Os vereadores levaram os trabalhos legislativos até a Grande Três Lagoas, na sexta-feira, 10 de maio. Durante a sessão itinerante, a população pode usar a tribuna livre para fazer manifestações, reivindicações e sugestões que possam se converter em melhorias e políticas públicas para a cidade. A comunidade cobrou melhorias em diversos setores com destaque para as reclamações e cobranças na saúde, segurança e infraestrutura, incluindo a necessidade de investimentos para uma completa transformação na Prainha de Três Lagoas.

O presidente da Câmara, vereador João Morales (União) destacou que os vereadores “tem o dever de escutar e tem o poder da cobrança. Todas as reivindicações serão encaminhadas em forma de documento conjunto dos vereadores à prefeitura e outras instituições pertinentes”. Para o vereador Jairo Cardoso (PSDB), dar a oportunidade para a comunidade se manifestar é fundamental. “As pessoas devem sim participar pois até quem nunca esteve numa sessão pode acompanhar os trabalhos e expor as sugestões, opiniões e reivindicações.

Dentre os assuntos abordados estão pavimentação asfáltica, reivindicações do conselho local de segurança, falta de leitos hospitalares, instalação de uma UPA na região e melhorias em infraestrutura como uma passarela para atender loteamentos do outro lado da BR-277.

Pablo Napole, presidente da Associação do Jardim Alvorada, enfatizou como o loteamento é novo tem várias demandas. “Não temos escola nem creche. Então, muita gente atravessa a BR para vir. Por isso, estamos pedindo passarela porque está morrendo gente na BR. Precisamos dar um jeito no asfalto do loteamento e já pedi campo de futebol. Temos muitas demandas, temos crianças ali que não tem o que comer e estamos ajudando e pedimos atenção nisso”, disse Pablo.

Reivindicações na saúde

O morador Everson Matos disse que “a saúde de Foz está pedindo socorro. Há muitas pessoas esperando cirurgias, leitos. Peço que algo seja feito pela nossa saúde porque estamos cansados de pedir e não somos atendidos”. José Daniel reivindicou serviço de urgência e emergência no bairro. “Precisamos ter uma UPA aqui na região. Tem no Jardim das Palmeiras, no Morumbi e no Porto Meira. A grande Três Lagoas não tem. Então, peço atenção de todos os vereadores para isso”, solicitou.

Mohamed Ortiz destacou que a região vem crescendo muito. “Aqui é para onde a cidade tem para crescer, mas não vemos a infraestrutura acompanhando esse crescimento. Quando falamos na Grande Três Lagoas falamos de mais de 30 mil pessoas. Precisamos parar de achar que é normal chegar na UPA e não ter atendimento. Não está faltando só cirurgia, medicamento caro, está faltando o básico, até tripé para colocar soro, por exemplo”.

Segurança pública

José Espíndola, presidente do Conselho de Segurança da Região Nordeste, apontou a necessidade de intensificação do policiamento preventivo. “Não adianta mandar viatura para ficar parada em um determinado ponto. Precisa adentrar as comunidades para o policiamento estar próximo dos moradores e identificar e abordar os malfeitores que circulam por esses locais”, sugeriu.

Alecrim Moreira ressaltou a importância de a Câmara levar os vereadores até o bairro. “Na área de segurança temos visto muitos assaltos no bairro e isso não é culpa dos agentes, é falta de material, falta até munição. Um amigo meu também está reclamando que há constantes assaltos nas chácaras da região. A nossa praça está cheia de indigentes. Temos também nossa prainha, que não é só de Três Lagoas, é da cidade. Imagine quantos turistas poderiam estar frequentando, mas nada é feito. A população cobra um projeto de transformação porque Foz tem condições de ter a melhor prainha de todas”, apontou.

Clique aqui para mais fotos