Secretaria de Saúde presta contas na Câmara Municipal

por Diretoria de Comunicação última modificação 27/02/2024 13h55
Dados referentes ao ano passado e os comparativos serão analisados pelos vereadores
Secretaria de Saúde presta contas na Câmara Municipal

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Vereadores participaram da audiência de prestação de contas da saúde, realizada pela prefeitura nesta terça-feira, 27 de fevereiro, no plenário da Câmara. No transcorrer do evento, foram apresentados dados da gestão do setor e indicadores como taxa de natalidade, mortalidade materna, mortalidade infantil, dengue, covid, taxas de imunização e cobertura vacinal, dentre outros dados que consideram tanto questões de saúde, como aspectos socioeconômicos.

O vereador Kalito Stoeckl  (PSD) afirmou que “sem os números do quadrimestre anterior para comparar, as informações ficam soltas. Então é para unir essas pontas, entender melhor como está a gestão da saúde e para onde ela vai que a gente participa, analisa e cobra as respostas”.

A prestação de contas quadrimestral é de realização obrigatória e de extrema relevância para se ter um panorama do setor e do andamento de políticas públicas para área. “A gente apresentou também no Conselho Municipal de Saúde e agora na Câmara de Vereadores. Os dados são públicos, as pessoas têm acesso e podem questionar”, afirmou a secretária municipal da saúde, Rosi Meri da Rosa.

O vereador Cabo Cassol (Podemos) acrescentou: “Viemos aqui acompanhar a prestação de contas e na sequência vamos questionar os recursos e também a eficiência com que estão sendo gastos os recursos porque é muito dinheiro”.

Alguns dados apresentados no evento trazem alertas preocupantes, tais como: aumento de morcegos positivados para raiva em 2023 (foram 40 animais notificados com a doença). A cobertura vacinal que atingiu a meta foi apenas a tríplice viral em 2023. De acordo com dados apresentados, a pasta tem trabalhado para reduzir índices de mortalidade materna. Com relação às arboviroses, quanto à dengue, a cidade tem enfrentando dois sorotipos circulantes e no que se refere à Febre Chikungunya, Foz teve 31 casos confirmados e está atenta porque o Paraguay, país fronteiriço, enfrenta epidemia da doença. Um dado positivo apresentado pela gestão foi de que o município erradicou a transmissão vertical de HIV.

Clique aqui para mais fotos da audiência