Saúde foi o principal assunto dos requerimentos dos vereadores em maio

por NICHOLAS JULIANO GALVÃO DOS SANTOS última modificação 05/06/2024 12h05
Em atendimento às demandas da população foram apresentadas 145 proposições no mês
Saúde foi o principal assunto dos requerimentos dos vereadores em maio

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu segue trabalhando em sintonia com as reivindicações da população. No mês de maio, os vereadores apresentaram 145 proposições, sendo 48 requerimentos e 97 indicações abrangendo diversas áreas.  As reclamações na área da saúde motivaram a maior quantidade de questionamentos, solicitação de informações e pedidos de providências ao Poder Executivo. Na sequencia, entre os temas principais, estão reivindicações de obras, infraestrutura e serviço de limpeza pública.

*Saúde*

A saúde foi o assunto principal com 20 requerimentos. O vereador Marcio Rosa (PL), participou com 14 proposições, com os textos pedindo respostas da prefeitura sobre as filas de espera para procedimentos e consultas médicas, não aplicação de vacinas, além de exigir informações sobre os procedimentos legais adotados para regulamentar o plano de carreira dos servidores técnicos da área.

O vereador Ney Patrício (Podemos), apresentou 3 requerimentos, questionando a Autarquia Municipal de Saúde, a Fundação Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, sobre os valores dos recursos contratuais considerados inadimplentes e se existe um plano contingencial para a quitação da dívida, considerando a possibilidade de interrupção no fornecimento de refeições diárias em âmbito hospitalar. Já o vereador Galhardo (PL), requereu esclarecimentos sobre falta de atendimento médico, demora na transferência para cirurgia, além de questionar o serviço de atenção pediátrica.

*Obras e Infraestrutura*

Dentro da esfera de obras e infraestrutura, o vereador Kalito Stoeckl (PDT), apresentou 4 requerimentos, abordando a revitalização de terrenos e da Avenida Brasil, além de informações acerca dos impactos ambientais da construção da Perimetral Leste. O parlamentar Dr. Freitas (PSDB), requereu sobre o asfaltamento da Av. Felipe Wandscheer e da Rua Romário Vidal. Já o vereador Galhardo (PL), pediu informações das obras de saneamento, sobre a construção de uma faixa elevada e dos projetos para melhorias na infraestrutura da região do Lagoa Dourada, no Bairro Três Lagoas.

Buscando maior transparência, o vereador João Morales (União), requisitou do Foztrans a prestação de contas do ESTARFI, exigindo uma planilha com a emissão do aviso de irregularidade nos últimos 3 anos, as arrecadações e custo da implementação nesse período. Também foram apresentadas 46 indicações dentro desta área de trânsito e mobilidade urbana.

*Limpeza pública*

No que diz respeito à limpeza pública, o vereador Galhardo (PL), questionou o acúmulo de lixo, de mato alto e os problemas de drenagem pelo Município, através de 5 requerimentos. Kalito Stoeckl (PDT), requereu sobre ações de limpeza e manutenção de 3 terrenos, por meio de 3 proposições. Nessa área, foram colocadas 9 indicações.

*Aplicação de Leis*

O vereador Edivaldo Alcântara (PSDB), requisitou informações da Lei Complementar 145/2009, que concede isenção de impostos aos contribuintes que vierem a aderir aos programas Minha Casa, Minha Vida e Casa Verde e Amarela, perguntando se o Município tem os beneficiados desta legislação e que ações estão sendo tomadas para alcançar os benefícios desta lei.

*Cobranças diversas*

Visando melhorar a experiência na fronteira com a Argentina, o vereador Adnan El Sayed (PSD), exigiu esclarecimentos acerca da triagem e conferência de documentos de cidadãos brasileiros que visitam o país argentino. A vereadora Yasmin Hachem (PV), pediu informações do planejamento do Município, após o cancelamento da Fartal, para compensação dos prejuízos gerados à Cultura de Foz. O requerimento questiona uma reivindicação para compensar os artistas locais, feirantes, comerciantes e trabalhadores da infraestrutura de eventos. Já o parlamentar Jairo Cardoso (PSDB), requereu sobre o motivo da falta de água na Escola Municipal Jorge Amado.