Saúde dominou a pauta da sessão desta sexta-feira no Legislativo de Foz

por Diretoria de Comunicação última modificação 20/04/2020 09h23

Na sessão online desta sexta-feira (17), os vereadores aprovaram vários requerimentos referentes à saúde pública. Foram tratados de assuntos como acompanhamento da qualidade das refeições servidas nas UPAs; prestação de contas sobre a relação dos equipamentos adquiridos pela prefeitura para leitos no Hospital Municipal com intuito de combater a pandemia do novo coronavírus; funcionamento das consultas com especialistas neste período; situação das horas extras para servidores da saúde; e questionamento de critérios para proibição da circulação de idosos em supermercados.

Um dos requerimentos é o 101/2020, do vereador Marcio Rosa (PSD) que solicita informações sobre as refeições servidas para pacientes e profissionais da saúde. “Precisamos ter a clareza sobre quais cuidados devemos ter sobre essa alimentação. Não só alimentação dos pacientes, mas dos servidores também. Seria importante neste documento solicitarmos que a UPA disponibilize nutricionista do próprio quadro para acompanhar esse processo. Importante lembrarmos que a dieta é feita de acordo com cada pessoa”, ressaltou o vereador.

Houve ampla discussão sobre os assuntos de saúde. Na questão da qualidade das refeições servidas nas UPAs, o vereador Celino Fertrin (Podemos) opinou: “Devemos exigir que exista um padrão nos serviços, na qualidade. Não sabemos qual equilíbrio que se faz, considerando as restrições de cada pessoa. Quem está acompanhando essa questão?“, questionou.

Equipamentos adquiridos para combate da pandemia

O vereador Rudinei de Moura (Patriota) cobrou, via requerimento 109/2020, a relação dos equipamentos adquiridos pelo Executivo para equipagem de leitos no Hospital Municipal com intuito de combater a pandemia do novo coronavírus. O vereador destaca que foram utilizados R$ 7 milhões e enfatiza necessidade de planejamento para saber quais são esses equipamentos e no cenário pós pandemia eles podem ser mais bem alocados.

Consulta com especialistas

A vereadora Inês Weizemann (PL) fez um requerimento solicitando informações sobre consultas médicas com especialistas neste período da pandemia. “Recebi uma denúncia de que não estávamos tendo consulta com médicos especialistas e fui checar e parece que há mais de um mês não está havendo esse tipo de consulta mesmo. Mas, as outras doenças continuam acontecendo. Fiz esse requerimento solicitando informações para saber se isso realmente procede. Não podemos parar o sistema de saúde porque um vírus chegou na cidade. Existe uma escala, um agendamento que pode ser feito”, expôs Inês.

A vereadora Nanci Rafagnin Andreola (DEM) informou: “Recebi uma informação agora que a Oncologia está atendendo normalmente, claro que alguns outros casos não, por conta das aglomerações”.

Medidas de restrição

Um requerimento, lido em extrapauta, do vereador Elizeu Liberato (PL), cobra informações sobre quais dispositivos legais foram considerados na imposição da medida de restrição de circulação impostas na cidade, considerando também observância ao Estatuto do Idoso.

Segundo o vereador, “muitos idosos residem apenas na companhia de seus cônjuges ou sozinhos, e por isso, não se sentem à vontade de pedir favores a vizinhos ou até mesmo estranhos, para suas compras básicas tanto de higiene, medicamentos e alimentação mesmo que sejam pessoas capacitadas de Programa das Secretarias de Direitos Humanos e Assistência Social. Ressalta-se ainda, o fator de que por comodidade e segurança, muitos utiliza cartões de crédito e/ou débito e assim, terão que fornecer dados como senhas pessoais o que, infelizmente, pode ensejar o aumento de casos de golpes na cidade”.

Hora extra servidores da saúde

O requerimento 115/2020, do vereador Elizeu Liberato (PL), cobra informações sobre o pagamento de hora extra de janeiro a março dos servidores da saúde. O vereador pondera que os servidores estão na linha de frente no combate a covid-19 e provavelmente serão impossibilitados compensarem essas horas, devido à falta de servidores na saúde.