Ronaldo Cáceres, do projeto Um Chute para o Futuro, é o novo Cidadão Benemérito de Foz

por Herika Quinaglia última modificação 18/12/2024 15h20
Cerimônia celebrou a trajetória transformadora do homenageado no trabalho social
Ronaldo Cáceres, do projeto Um Chute para o Futuro, é o novo Cidadão Benemérito de Foz

Foto: Christian Rizzi

Com grande presença de amigos, familiares, alunos e funcionários do projeto Um Chute para o Futuro, o Poder Legislativo homenageou na manhã desta quarta-feira, 18 de dezembro, o professor e criador do projeto Um Chute para o Futuro, Ronaldo Cléber Cáceres, com o Título de Cidadão Benemérito de Foz do Iguaçu. A honraria foi proposta pelo vereador Jairo Cardoso (PSDB), em reconhecimento aos notáveis serviços prestados à comunidade de Foz. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa de Leis, vereador João Morales (União Brasil), que saudou o homenageado: “O Ronaldo transformou uma realidade em Foz do Iguaçu. Um Chute Para o Futuro virou referência nacional, porque você (Ronaldo) não desistiu e mirou em algo grandioso”.

O projeto trabalha com atividades educativas, esportivas e recreativas para crianças e adolescentes no contraturno escolar. Fundado em 18 de dezembro de 2005 e completando 19 anos na data da entrega da solenidade, o Chute teve origem no Porto Belo e ainda tem sua sede na região. Atualmente a instituição também atende mais três bairros de forma itinerante e tem mais de 800 alunos.

O vereador propositor, Jairo Cardoso, contou um pouco sobre a história, tendo em vista que ele também cresceu no bairro: “Houve um período onde muita escuridão assombrou os bairros dessa região. Muitos amigos meus e crianças tiveram suas vidas ceifadas pelo tráfico de drogas ou pelos vícios. Não existia oportunidade para as crianças e as suas famílias. Não tinham em quem se apoiar e acolher. Atualmente, o projeto proporciona acesso social e gera campeões. Hoje Foz do Iguaçu reconhece o Ronaldo, pelo seu trabalho transformador na região”, completou Jairo.

A solenidade contou com apresentação da Banda do 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado e com a exibição de vídeo com depoimento dos membros do projeto. Também estiveram presentes: a vereadora Protetora Carol Dedonatti (PSD) e os vereadores Marcio Rosa (PL) e Rogério Quadros (PSD); Gorette Milioli, coordenadora do Projeto Maestro da Bola; Juliana e Eduardo Sanabria, representando o Grupo Sanabria e Tecnomil Brasil; Jorge Ruibal, representando a Fundação Cultural e Waldemar Pilger, da Divisão de Iniciativas Sociais da Itaipu Binacional.

André Santos, Secretário Municipal de Assistência Social falou representando o Governo do Município: “Muitas vezes o poder público não consegue chegar tão próximo quanto uma instituição. Sabemos o quanto é importante que as famílias em situação de vulnerabilidade tenham com quem contar. Tenho certeza que as famílias do Porto Belo e região podem contar com a instituição Um Chute para o Futuro”.

Em seguida, o vereador Marcio Rosa realizou a leitura dos termos do pergaminho, agradeceu e congratulou os presentes e especialmente o homenageado Ronaldo Cáceres. Após ser agraciado com o título pelas mãos do vereador Jairo Cardoso, Ronaldo Cleber Cáceres, agradeceu a todos presentes, relatou a história do projeto e da sua vida e fez um discurso emocionado.

“Eu era um menino que vendia picolé e picava lote, que tinha alegria de trabalhar e estudar para trazer o sustento dos dois irmãos. Quando o tráfico os tirou de mim, o trabalho com o Chute ficou mais forte. Porque todos os dias eu transformo, junto com a equipe do projeto, dor em amor. Quando você é muito humano, você é considerado louco. Porque o normal é olhar para o outro e não ter empatia. Precisamos acabar com a pobreza mental, a ideia que um menino em situação de vulnerabilidade não pode ir para a faculdade ou ser um bom cidadão. Minha maior alegria é ver esses meninos e meninas bem na sociedade, transformá-los em grandes cidadãos”. Ronaldo terminou seu discurso repetindo junto dos presentes o lema do seu projeto, refletindo a mensagem do Chute. “...Juntos somos mais fortes”!

Biografia do mais novo Cidadão Benemérito de Foz do Iguaçu

Ronaldo Cléber Cáceres, nascido em 17 de outubro de 1981. É filho de Eldo Cáceres e Luzia Maria Cáceres, atualmente casado com Verônica e pai de dois filhos. Ronaldo é professor e fundador do Projeto Um Chute Para o Futuro, iniciativa que nasceu da sua vivência no bairro Porto Belo, onde cresceu e enfrentou inúmeras dificuldades.

A perda de seus dois irmãos para o tráfico de drogas marcou profundamente sua vida e o inspirou a agir para salvar outras pessoas desse mesmo destino. Assim, em 18 de dezembro de 2005, com o apoio de sua família, Ronaldo deu início ao projeto com apenas 10 crianças do bairro Porto Belo.

Hoje, Um Chute Para o Futuro atende mais de 800 jovens diariamente, oferecendo atividades no contraturno escolar, tanto em sua sede no Porto Belo quanto em bairros itinerantes, em um espaço cedido em comodato.

FOTOS DO EVENTO