“Profissionais de Educação Física têm direito assegurado à prioridade em vacina com a inclusão no Grupo da Saúde”, diz o Vereador Rogério Quadros

por Diretoria de Comunicação última modificação 29/04/2021 11h56
Vereador encaminhou ofício ao prefeito Chico Brasileiro com cópia da Resolução do Conselho Nacional de Saúde que assegura esse direito

O primeiro Vice-Presidente da Câmara de Foz do Iguaçu, vereador Rogério Quadros encaminhou ao Poder Executivo, o Ofício nº 05/2021, indicando que os profissionais de Educação Física se enquadram como Grupo da Saúde e não da Educação. O documento esclarece a função do Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região – Estado do Paraná – CREF9-PR, que tem sede em Curitiba e vem trabalhando na regularização e fiscalização do exercício profissional destas pessoas formadas em Educação Física.

De acordo com algumas denúncias, ao menos 18 municípios do estado deixaram de incluir os referidos profissionais no grupo de prioridade de vacinação contra a Covid-19, ignorando que pertencem à área da saúde. Esse direito está reconhecido na Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 218, de 06 de março de 1997. “Mesmo no grupo da saúde existe uma classificação de prioridade, mas pelo Plano Nacional esse direito adiantará a vacinação para os profissionais de Educação Física. Eles pertencem ao Grupo da Saúde e buscamos desde já oficiar o prefeito quanto a esse direito a ser observado”, disse Rogério Quadros.

Outra norma vigente considerou como essencial o trabalho prestado por estes profissionais e agentes de saúde. A Lei 4.977 de 06 de abril de 2021 reconheceu como essenciais os serviços prestados por academias de ginástica e similares. A prática de esportes e atividades físicas esportivas de reabilitação inserem estes profissionais na linha de frente, garantindo assim sua prioridade.

Rogério Quadros reforçou que “não é correto deixar estes profissionais fora da lista prioritária de vacinação, que se encontra na 1ª fase, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. Solicitamos a inclusão destes profissionais no plano de vacinação prioritário para que fiquem em sintonia com o que determina o plano nacional de vacinação, protegendo assim toda a classe, de extrema importância para nossa sociedade”.

Texto: Assessoria de Imprensa Vereador Rogério Quadros

registrado em: , ,