Ritmos de Foz: conheça mais sobre o Maracatu Alvorada Nova
´Ritmos de Foz´ é a nova série produzida pela TV Câmara de Foz. O primeiro programa destaca o Maracatu Alvorada Nova. O grupo iniciou as atividades na fronteira há oito anos.
“Aqui em Foz trabalhamos com a cultura popular, levamos toda a ancestralidade que existe. Nossa intenção é trabalhar contra a intolerância religiosa, contra o racismo, contra qualquer forma de opressão”, comentou Alisson Capelari, coordenador do grupo.
A gestora de Projetos do Centro de Cultura Popular, Valentina Rocha, enfatizou: “A organização é colaborativa. Hoje contamos com a possibilidade de estarmos incluídos em editais públicos e vamos mantendo o espaço, os projetos. A gente também representa o coletivo de empoderamento feminino, o Baque Mulher”.
As mulheres no Maracatu
“O Baque Mulher funciona como coletivo de Maracatu e tem objetivos diversos: a gente propõe o empoderamento através da arte e realizamos diversas iniciativas que fazem com que a arte esteja no foco. Trabalhamos a violência contra a mulher, a pobreza menstrual através do projeto ‘Tá no Ciclo’ e outras iniciativas com a mulher no protagonismo”, pontuou Valentina.