Requerimento pede esclarecimentos da Prefeitura sobre destinação da antiga sede da Câmara

por Elaine Macena última modificação 31/08/2023 13h56
Poder Executivo noticiou que pretende transformar o espaço em museu; Câmara vai acompanhar execução da obra

Foto: Câmara Foz

O Presidente da Câmara de Foz do Iguaçu, vereador João Morales (União Brasil) encaminhou à Prefeitura um requerimento, aprovado pelo plenário, solicitando informações a respeito da destinação do prédio abandonado na Praça Getúlio Vargas. A partir de 1972, o imóvel foi a sede da Câmara por quase 30 anos. Nesta semana, o Poder Executivo noticiou que pretende transformar o espaço em museu. Ocorre que em agosto, com o propósito de reduzir gastos com aluguéis, Morales solicitou à Prefeitura a cessão do prédio para uso da Câmara, em razão de que o imóvel está sendo depredado.

Depois que o Poder Legislativo se interessou pelo espaço, a prefeitura fez o anúncio de repasse para a Fundação Cultural. Por meio do requerimento nº 556/2023, o parlamentar questiona desde quando foi tomada a decisão de transformar o espaço em uma estação cultural?; quando teve início o processo de tombamento do prédio?; e quais medidas estão sendo tomadas para garantir a transparência do processo de reforma e implantação da nova estação cultural?

Para João Morales, a Câmara tem o compromisso de zelar pelo dinheiro público, procurando reduzir despesas. “Esse espaço seria fantástico para a nossa economia e para a economia do município. Porém o município tomou um outro rumo e nós vamos buscar uma outra alternativa a respeito da Câmara, mas o importante disso tudo é que a população de Foz do Iguaçu tem a possibilidade de ter esse lugar recuperado para o uso da nossa sociedade. Por isso, vamos acompanhar a execução da obra anunciada”, destacou o presidente da Câmara.