Representantes entregam proposta para inclusão do Dia do Iemanjá no calendário oficial de Foz

por Diretoria de Comunicação última modificação 29/04/2022 11h02

Representantes das religiões de matriz africana, a secretária de Direitos Humanos, Kelyn Trento e a vereadora Yasmin Hachem estiveram reunidos, na tarde de ontem, 28, para debater a inclusão do Dia do Iemanjá, no calendário oficial de Foz do Iguaçu. Na oportunidade, foi entregue à vereadora Yasmin a minuta de um projeto de lei que institui a data, que no sincretismo católico é Nossa Senhora dos Navegantes.

“Luto para que cada vez mais diferentes culturas, religiões e ideias conquistem o espaço, mas principalmente que sejam respeitadas. Daremos o encaminhamento ao pedido, transformando-o em projeto de lei”, destacou a vereadora. A secretária de direitos humanos, Kellyn Trento, afirmou que “é uma honra contribuir para a pauta”.

Ainda durante a reunião foi lembrada a dedicação de Vó Benedita, fundadora da primeira casa de umbanda e candomblé em Foz do Iguaçu e, principalmente, seu trabalho de precursora da expansão das religiões afro-brasileiras na região. Também acompanharam o encontro a diretora da Secretaria de Direitos Humanos; Maria José El Saad, Mãe Amanda; pai Ademir; Marcos Antônio, da Associação das Religiões de Matriz Africana e demais representantes dos povos de terreiro da cidade.