Relatório de Comissão da Câmara pede Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico

por Redação/CMFI última modificação 09/11/2023 13h33
Presidente da Comissão Especial, Adnan El Sayed, apresentou o relatório no Conselho de Desenvolvimento - CODEFOZ
Relatório de Comissão da Câmara pede Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

A Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu apresentou no CODEFOZ na noite de quarta-feira, 8 de outubro, o relatório final da Comissão Especial de Desenvolvimento Econômico, presidida pelo vereador e economista, Adnan El Sayed. Um dos pontos destacados é o esforço conjunto para formatação e implementação de um Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico. As ações estratégicas para impulsionar os negócios e gerar emprego e renda estão elencadas no relatório.

A comissão foi criada com o objetivo de identificar setores econômicos do município com potencial de desenvolvimento. Adnan El Sayed citou que o documento apresentado no Conselho destaca que um dos pontos é a força da área industrial e do turismo como fundamentais na cadeia produtiva. A partir disso, com articulação dos setores envolvidos e o Poder Público, é preciso reunir as ações estratégicas dentro de um Plano Municipal de Desenvolvimento. 

O vereador ressaltou a importância de o município criar esse plano. “É a necessidade de Foz do Iguaçu traçar as diretrizes e estratégias de desenvolvimento da nossa economia. Aí sim gerar mais emprego, mais renda e também mais arrecadação para o município que é revertido em saúde, educação e em toda a cidade”, disse Sayed.

Para o Presidente do Conselho de Desenvolvimento de Foz do Iguaçu, Fernando Castro Alves, a iniciativa da Câmara é uma grande contribuição para o Município no diagnóstico das melhores opções e oportunidades para ampliação das atividades econômicas. “É um trabalho técnico, um trabalho científico, algo assim é raro.  Temos a certeza que o empenho do presidente da comissão que elaborou esse trabalho por parte da Câmara Municipal é um especialista em economia e vai sem dúvida dar uma fotografia do setor, o que é de bastante interesse para todos nós”, destacou.