Reforma da previdência: vereadores acompanham apresentação atuarial independente dos sindicatos

por Diretoria de Comunicação última modificação 25/01/2023 14h30
A tentativa de chegar a uma proposta de consenso deve continuar sendo debatida na próxima semana

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

A reforma da previdência do funcionalismo municipal foi novamente tema de discussão entre vereadores e sindicatos. Em dezembro de 2022 os parlamentares já fizeram reuniões com Executivo e categorias de servidores e decidiram retomar o debate agora em janeiro deste ano, uma vez que os sindicatos estavam aguardando cálculo atuarial próprio.

Uma nova reunião foi realizada então na última terça-feira, 24 de janeiro, na Fundação Cultural. Na oportunidade, foram apresentados os cálculos do atuário contratado pelo sindicato e um novo debate deve acontecer na próxima semana com o Poder Executivo.

O Presidente da Câmara, vereador João Morales (União), marcou presença na discussão e ponderou a posição do Legislativo: “A Câmara está comprometida com os dois lados, com o servidor, que tem seus direitos garantidos e também com município, que tem condição de aportar e ter garantia que os servidores terão o dinheiro no futuro, quanto estiverem aposentados”.

A tentativa é chegar a um consenso que diminua os impactos financeiros, tanto para o município, quanto para o funcionalismo. “É uma questão que queremos debater profundamente e repassar aos trabalhadores. Isso é uma questão que vai impactar em toda vida do servidor”, afirmou o presidente do Sismufi, Aldevir Hanke. A ideia dos sindicatos é que o projeto de lei complementar 29/2022 não seja aprovado da maneira como foi enviada pelo Executivo para análise da Câmara, uma vez que considera ser prejudicial aos servidores ativos e inativos.

A vereadora Yasmin Hachem (MDB) também presente ao debate pontuou: “nos reunimos para receber as propostas dos sindicatos dos servidores municipais. Na próxima semana, os debates entre os entes públicos e categoria devem continuar.

Clique aqui para mais fotos da reunião