Redução de custos: vereador sugere utilização de software livre no Executivo e Legislativo

por Diretoria de Comunicação última modificação 08/12/2021 13h55

Gerar economia aos cofres públicos é objetivo de uma indicação (nº 3.421/2021) em tramitação na Câmara Municipal. Pela proposta, autoria do vereador Kalito Stoeckl (PSD), os Poderes Executivo e Legislativo iguaçuenses poderão adotar software livre, que são programas de computador que podem ser executados, copiados, modificados e redistribuídos sem que haja necessidade de autorização do proprietário, entre eles, GNU Linux e Libre Office.

“Isso reduz bastante os gastos do Município, da Câmara. A nossa ideia é parar de pagar software e utilizarmos os livres e virar exemplo para outras localidades. Já está comprovado, é efetiva a economia e sem perder performance nos programas de computador”, defendeu Kalito.

Segundo a Indicação, software livre possui grande vantagem em relação ao software proprietário, especialmente para empresas pelo não pagamento de licenças que podem representar um imenso custo a cada ano para utilização dos programas, considerando que algumas licenças chegam a 70% do valor do programa.