Receita Federal é homenageada em Foz do Iguaçu pelos 50 anos de serviços prestados

por Diretoria de Comunicação última modificação 23/11/2018 11h13
Fronteira do Brasil com o Paraguai é a mais movimentada do país com circulação de 40 mil veículos e 80 mil pessoas diariamente

Nesta quinta-feira (22) a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu homenageou a Receita Federal, em comemoração aos 50 anos de atuação do órgão. A Moção de Aplauso foi proposta pelo vereador Jeferson Brayner (PRB) e entregue, juntamente com o presidente da Casa, vereador Rogério Quadros (PTB) ao Delegado da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu, Rafael Dolzan. A solenidade foi acompanhada por servidores, agentes e ex-delegados da unidade da RF.

“Hoje é um dia muito importante porque não tem valorização maior que a do trabalho e responsabilidade. Hoje é dia de reconhecermos a importância da trajetória de 50 anos da Receita Federal que tem contribuído para o desenvolvimento do nosso país. É um trabalho sério, de muito compromisso e seriedade”, destacou o proponente Jeferson Brayner (PRB).

O presidente da Câmara, Rogério Quadros, enalteceu a atuação da Receita Federal. “Como policial pude compreender de perto o trabalho da Receita Federal. No ano passado, quando ingressei na Câmara, pude acompanhar, junto às entidades, o lado social da Receita, apoio às entidades a diversos órgãos tem sido importantíssimo na estruturação. Gostaria de parabenizar a atitude junto às entidades”, destacou o Presidente.

 Atuação no município

A instituição foi criada em 20 de novembro de 1968. Em Foz do Iguaçu, a Receita Federal atua de forma conjunta com polícias federais e estaduais, Ministério Público Federal, Justiça Federal, entre outros órgãos que forma uma força-tarefa para o combate ao contrabando e ao descaminho na Tríplice Fronteira.

A alfândega de Foz do Iguaçu é responsável também pelo controle das aduanas entre Brasil e Paraguai (Ponte Internacional da Amizade) e Brasil e Argentina (Ponte Tancredo Neves). Ressalta-se ainda que a fronteira com o Paraguai é a mais movimentada em todo o país, com circulação diária de 40 mil veículos e 80 mil pessoas.

“Temos o maior porto seco da América Latina, são grandes feitos. Isso tudo, tomar conta dessas questões está a cargo da Receita Federal. Ajudamos entidades, órgãos públicos, ajudamos diariamente. Hoje temos uma cidade que não é mais baseada na ilegalidade, no contrabando, descaminho. Acho que a cidade melhorou muito nos últimos anos. Realmente é uma satisfação para a Receita. Comemorando os 50 anos, nos sentimos abraçados e agradecidos pela população de Foz do Iguaçu”, destacou o delegado da Alfândega, Rafael Dolzan.

A Receita Federal também atua na área social do município, contribuindo para a manutenção de entidades filantrópicas instaladas no município através da doação de mercadorias apreendidas. Segundo a RF, nos últimos cinco anos foram feitas doações de mais de R$ 15 milhões em mercadorias apreendidas.

Clique aqui para mais fotos.