Proteção à amamentação e conscientização sobre aleitamento materno pautam Agosto Dourado
O Programa Câmara Opinião, da TV Câmara de Foz, conversou com Roseli Cristiane Oliveira, coordenadora do Banco de Leite Humano. Ela fala sobre o Agosto Dourado, que é o mês dedicado à conscientização sobre o aleitamento materno.
“Esse ano trabalharemos a proteção à amamentação, através do combate ao desmame "comerciogênico". Isso significa que eu não posso ofertar para a mãe sem critérios adequados produtos que competem com a amamentação. É preciso incentivar a amamentação, incentivá-la, apoiá-la para que ela consiga ofertar o melhor alimento para o seu filho, que é o leite materno”, enfatizou Roseli.
“Agosto Dourado é um marco para amamentação”
Roseli fala em como o Agosto Dourado é um marco: “É muito importante para que a gente se volte para amamentação, para saúde da criança, da mãe e da comunidade. O leite materno tem propriedades que não vamos encontrar em nenhum leite que possa ser comprado, tem propriedades únicas, ele é um fluido dinâmico, que se modifica de mulher para mulher, atendendo aos requisitos daquele bebê, do que o filho precisa”.
Importância da doação
“O banco de leite depende da amamentação. Para isso, as mulheres precisam amamentar os seus filhos e aquelas que têm leite sobrando podem doar esse leite e ele será ofertado para bebês que estão internados em setor de neonatologia e por algum motivo ainda não conseguem receber leite da mãe”.
O Banco de Leite é uma casa de apoio e uma referência ao aleitamento materno. “As mulheres podem entrar em contato pessoalmente com o banco de leite. Mas, também oferecemos o conforto para que nos liguem e iremos até a casa dela para levar o material, explicar como ser doadora, que cuidados ela precisa ter com a coleta e a conservação do leite”.