Promulgada lei do vereador Cabo Cassol sobre iluminação sustentável para novos loteamentos

por alanis — última modificação 22/12/2023 14h07
Projeto recebeu nova redação, foi aprovado por unanimidade e agora promulgado pelo Presidente da Câmara, João Morales

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

O presidente da Câmara Municipal, João Morales, promulgou o Projeto de Lei 24/2023, impondo o uso obrigatório de lâmpadas de LED em novos loteamentos. A medida, proposta pelo vereador Cabo Cassol (Podemos), intenta modernizar a iluminação pública, alinhada à eficiência energética. A legislação, agora em vigor, estabelece que os materiais utilizados devem seguir as normas da ABNT, com eficiência comprovada pelo INMETRO. No documento consta também que as luminárias de LED devem ter garantia mínima de 5 anos, com o loteador como garantidor. Para o proponente, vereador Cabo Cassol, a nova lei possibilita economizar energia elétrica também na iluminação pública.