Projetos que versam sobre ensino de língua estrangeira na rede municipal recebem aprovação plenária

por alanis — última modificação 17/02/2023 10h12

Foto: Câmara Foz

Discutidos na sessão dessa quinta-feira, 16/02, os Projetos de Lei de autoria do vereador Adnan El Sayed (PSD) levantaram debates a respeito da educação trilíngue/plurilíngue, assim como a e obrigatoriedade de implantação dos componentes curriculares de línguas inglesas e espanholas nas instituições de ensino de Foz do Iguaçu.

O PL 65/2021, que foi discutido e aprovado em 1° votação durante a sessão passada, retornou ao plenário para 2° discussão, recebendo representantes da Unila para prestigiar a votação, oportunidade em que recebeu aprovação por unanimidade.

“Foz do Iguaçu tem essa necessidade por ser uma cidade de língua portuguesa, mas que faz fronteira com dois países de língua espanhola. Por ser uma cidade turística que recebe milhões por ano, e grande parte de língua inglesa ou que optam por se comunicar através do inglês. É para dar oportunidade às nossas crianças para se desenvolverem e terem mais oportunidade de empregos no futuro”, comenta o vereador Adnan El Sayed (PSD).

Os vereadores Kalito Stoeckl (PSD) e Jairo Cardoso (União) elogiaram a luta do parlamentar pela causa, visto que o projeto recebeu pareces contrários anteriormente e depois foi ajustado. Complementando a fala de Adnan (PSD) a respeito da importância do ensino no munícipio, Jairo Cardoso (União) declarou: “que muitos filhos dos iguaçuenses possam desfrutar desse grande benefício. Foz do Iguaçu será referência no sistema educacional”.

Como forma de introduzir o ensino da língua inglesa e espanhola nas redes de ensino de Foz do Iguaçu, o Projeto de Lei 171/2022 propõe não somente a obrigatoriedade dos componentes nas matrizes extracurriculares de redes públicas, como também a aplicação desses idiomas no ensino fundamental I e em escolas integrais do município.

Agradecimentos aos professores e estudantes da UNILA, aos professores da Unioeste e à secretaria da educação foram distribuídos, devido aos suportes para reformulação do Projeto de Lei, aprovado em 1° e 2° discussões e votações durante a sessão ordinária dessa quinta-feira.

“Uma vez tornado lei, nenhum outro pode tirar o direito das crianças de aprender inglês e espanhol nas escolas”, afirmou Adnan El Sayed (PSD), apoiado pelo vereador Cabo Cassol (Podemos), que lembrou a importância de, a longo prazo, a educação for uma política de estado.