Projeto quer incluir Vila Portes no Programa de Aceleração Empresarial e Industrial

por Beatriz Bidarra última modificação 27/03/2025 13h05
Proposta, de autoria do vereador Soldado Fruet (PL), pretende incentivar economia da região
Projeto quer incluir Vila Portes no Programa de Aceleração Empresarial e Industrial

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Um dos principais polos comerciais de Foz do Iguaçu poderá contar com incentivos fiscais e estruturais. Esse é um dos objetivos de um Projeto de Lei (47/2025), que tramita na Casa de Leis. A proposta é de autoria do vereador Soldado Fruet (PL). O Projeto de Lei está sob análise das comissões da Câmara, das quais aguarda parecer para que posteriormente possa ser votado em plenário. 

A ideia é incluir o bairro no Programa de Aceleração Empresarial e Industrial - O Prodafi. “Eu acho que o incentivo fiscal que contempla o Projeto vai trazer um novo horizonte para futuras instalações de outros empresários da região”, afirmou Mariza Mayer, Coordenadora do Núcleo de Empresários da Vila Portes. 

O vereador Soldado Fruet (PL) explicou a proposta e ressaltou a importância da Vila Portes na economia da cidade. “O Prodafi contempla algumas áreas empresariais no município, mas não contempla essa grande região empresarial e industrial também, porque aqui tem pequenas fábricas de camisetas, de bonecas e essa região não é contemplada. Então estou colocando a grande Vila Portes que gera mais de 8 mil empregos diretos para fazer parte desse programa”. 

O PL fixa que o Prodafi concederá incentivo tanto para a instalação de novos empreendimentos, quanto para a expansão dos já existentes, ou para a aquisição de novas áreas localizadas exclusivamente nos distritos empresariais, industriais e na Vila Portes, no Município de Foz do Iguaçu. Para tal, o bairro deverá ser considerado  uma Zona Especial de Desenvolvimento Econômico e Comercial, sendo aplicáveis os incentivos fiscais e estruturais previstos no PRODAFI às empresas que se instalarem ou já estiverem estabelecidas na localidade, desde que atendam aos requisitos estabelecidos na lei. 

Claudir Mazzuti, empresário do bairro, destacou: “Virá mais comércio, vai ter uma facilidade maior de negociar. O importante disso tudo é agregar, fazer com que a Vila Portes tenha movimento”.