Projeto para suspender reajuste do Estarfi será mantido mesmo com anúncio da redução em um dos itens

por Herika Quinaglia última modificação 21/06/2023 08h45
Presidente da Câmara João Morales e outros três vereadores mantêm projeto para suspender integralmente o aumento

Foto: Christian Rizzi - CMFI

A prefeitura de Foz do Iguaçu reduziu pela metade o reajuste de um dos itens do Estacionamento Regulamentado de Foz do Iguaçu. O valor de quitação do Aviso de Irregularidade que havia sido alterado de R$ 10,00 para R$ 30,00 (para pagamento em dinheiro) está sendo fixado em R$ 20,00 - igualando ao valor para pagamento no Aplicativo. O Decreto do Executivo n° 31.421 ajustando o índice foi publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira, 20 de junho.

CÂMARA E A SOCIEDADE REAGIRAM CONTRA O AUMENTO ABUSIVO

A decisão da prefeitura ocorre após a reação da Câmara e da sociedade contra o aumento abusivo no Estarfi. O presidente do Poder Legislativo, João Morales (União Brasil) e os vereadores Galhardo (Republicanos), Cabo Cassol (Podemos) e Márcio Rosa (PSD) entraram com Projeto de Decreto Legislativo para suspender o reajuste.

A proposta segue em tramitação estando na dependência de o relator na Comissão Mista, vereador Adnan El Sayed, apresentar o parecer aos demais membros. Sayed solicitou mais informações ao Poder Executivo e aguarda o retorno para fundamentar o parecer.

A decisão dos vereadores é seguir com a proposta de suspensão total do reajuste para rediscutir o assunto. "Importante a gente perceber que houve um avanço da parte da prefeitura a respeito do Estarfi, mas tendo em vista a reunião que tivemos no dia de ontem com o posicionamento das entidades a respeito disso, se torna impossível a retirada do projeto mesmo diante do posicionamento da prefeitura em reduzir em R$ 10 para aqueles que não têm o aplicativo”, afirmou João Morales.

O presidente da Câmara reforçou: “Nós manteremos o projeto de Decreto Legislativo, visando que as entidades pretendem debater melhor o assunto do decreto do aumento da Estarfi”. Desde o dia 1° de junho, por força de Decreto do Executivo, sem consulta aos vereadores, os valores sofreram reajuste inicial de até 200% e agora de 100%.

Passou de R$ 1,50 a hora para R$ 3,00 e a quitação do Aviso de Irregularidade de R$ 10,00 para 20,00. Em reunião com vereadores, entidades como Acifi, OAB e núcleos de lojistas da Avenida Brasil e Vila Portes se posicionaram contra o aumento da forma como foi imposta. Querem alternativas para aumentar a rotatividade sem prejudicar os clientes das lojas e demais comércios.