Projeto institui “Junho Violeta” no município de Foz do Iguaçu

por Herika Quinaglia última modificação 08/09/2022 13h09
Projeto institui “Junho Violeta” no município de Foz do Iguaçu

Foto: Christian Rizzi- Câmara Foz

Em atenção ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, foi aprovado na data de hoje, 08 de setembro, na Câmara Municipal, o projeto de lei 104/2022, de autoria do vereador Dr. Freitas (PSD) que inclui no calendário do município o “Junho Violeta”, mês de conscientização da violência contra a pessoa idosa em Foz do Iguaçu. A matéria foi aprovada em dois turnos e segue para a sanção do prefeito.

A ideia central do projeto é que durante todo o mês de junho, a prefeitura e parceiros poderão desenvolver uma série de ações de sensibilização na rede pública municipal de ensino como seminários, palestras, eventos, atividades educativas, dentre outros, com o fim de conscientizar a população a respeito da proteção às pessoas idosas. O laço violeta será utilizado para simbolizar a campanha.

De acordo com o autor, a mobilização e o debate sobre esse tipo de violência é de grande necessidade e já está sendo realizado em outros municípios. “Esse projeto visa proteger e também educar as pessoas que maltratam idosos. Essas pessoas já fizeram muito pelo país, pelas famílias. É um projeto que gostaria que fosse aprovado, que é de proteção às pessoas da terceira idade”, disse o vereador.

Dados da violência contra a pessoa idosa

O Dia Mundial Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído, no ano de 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa para sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de criar uma consciência mundial, e pensar em políticas públicas de combate a toda e qualquer violência cometida contra essa população.

Segundo o número do Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), de janeiro a 2 de junho de 2022, já foram registradas mais de 35 mil denúncias de violações contra pessoas idosas. Entre os agressores, os filhos são os principais responsáveis pela violação, figurando como suspeitos em mais de 16 mil registros, seguidos por vizinhos (2,4 mil) e netos (1,8 mil).

Como denunciar

As denúncias de violações de direitos humanos podem ser feitas de maneira anônima pelo Disque Direitos Humanos (Disque 100). A central recebe ligações diariamente, 24h, inclusive nos finais de semana e feriados. As denúncias podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100.