Projeto de vereadoras garante distribuição gratuita de absorventes em Foz do Iguaçu

por Elaine Macena última modificação 29/06/2023 10h38
Sancionado pelo prefeito, projeto se tornou lei; iniciativa é das vereadoras Protetora Carol, Anice Gazzaoui e Yasmin Hachem

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

O projeto de lei nº 101/2021 de autoria das vereadoras Protetora Carol Dedonatti (PP), Anice Gazzaoui (PL) e Yasmin Hachem (MDB), aprovado na Câmara, foi sancionado pelo prefeito Chico Brasileiro, tornando-se a lei nº 5.129/2022. A norma consolida o programa de proteção e saúde menstrual garantindo o fornecimento e distribuição gratuita de absorventes para mulheres de baixa renda em Foz do Iguaçu.

A distribuição já vem sendo feita nos postos de saúde para meninas, mulheres e transhomens que estão cadastradas no sistema único de saúde, na faixa etária de 12 a 42 anos. A iniciativa tem o objetivo de combater um problema de saúde pública, possibilitando acesso aos absorventes, indispensáveis no período da menstruação feminina. É uma forma de prevenir doenças e promover a saúde das mulheres.