Projeto de Lei que declara Utilidade Pública a Associação Solidária às Pessoas Autista (ASPAS) é aprovado na Câmara

por alanis — última modificação 16/03/2023 08h43

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Como meio de reconhecer a Associação Solidária às Pessoas Autistas – ASPAS, foi proposta por meio do Projeto de Lei n° 3/2023, de autoria do vereador Adnan El Sayed (PSD), a declaração de Utilidade Pública à instituição. A Câmara Municipal aprovou a proposição durante sessão desta terça-feira (14/03), em 1° e 2° discussões e votações. A matéria agora aguarda sanção do Executivo.

“É de extrema importância apoiarmos todas as iniciativas e instituições que trabalham com pessoas com Transtorno do Espectro Autista. A ASPAS é uma dessas entidades e tornando ela Utilidade Pública facilita, inclusive, que eles possam pleitear recursos públicos para ampliar seus serviços”, informou o vereador Adnan El Sayed (PSD), e finalizou: “Quem sai ganhando são principalmente as crianças com TEA”.

Outras ações da Casa de Leis para pessoas com TEA

A Casa de leis tem realizado solicitações no que se refere a essas demandas, com indicações e projetos de lei aprovados. Segundo o vereador Adnan El Sayed, no primeiro ano de mandato, foram realizadas indicações sobre a ampliação de equipes multidisciplinares das escolas da rede municipal de ensino. No segundo ano, através de um requerimento (116/21), foi realizada uma solicitação de informações sobre atendimento oferecidos às pessoas com deficiência maiores de dezoito ano, em especial aos cidadãos com TEA.

Já nesse início de 2023 foi aprovado o Projeto de Lei n° 151/2021, de autoria do vereador Galhardo (Republicanos) e do então vereador Valdir de Souza "Maninho" (PSC), que virou a lei municipal 5.214/2023, que regulamenta a utilização dos "banheiros família" em shopping centers, restaurantes, hipermercados, aeroportos e demais locais onde se encontrem instalados, tornando obrigatória a inserção do símbolo mundial do autismo na entrada dos banheiros família para uso de pessoas com transtorno do espectro autista, independentemente da idade

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS DA SESSÃO