Projeto da vereadora Yasmin facilitará o acesso de pessoas com deficiência ao transporte público

por Redação/CMFI última modificação 26/10/2023 12h47
Proposta já aprovada possibilita desembarque em locais fora do ponto de ônibus
Projeto da vereadora Yasmin facilitará o acesso de pessoas com deficiência ao transporte público

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

A vereadora Yasmin Hachem (MDB), apresentou o Projeto de Lei nº 81/2023, que autoriza paradas de ônibus fora dos pontos para atender pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. De acordo com a vereadora, a proposta, já aprovada pelo plenário, vai ajudar estas pessoas. “O ônibus vai poder parar, mediante conversa com o motorista, observando as peculiaridades da pista, reduzindo o trajeto para o usuário”, declarou Yasmin.

A iniciativa objetiva facilitar o acesso de pessoas com limitações de locomoção, assegurando que possam utilizar o serviço de transporte público de maneira mais segura. Conforme o texto, o condutor deverá parar em local permitido a pedido do passageiro, mesmo sem ponto regulamentado. Em caso de impossibilidade, deve parar o mais próximo possível. As empresas de transporte devem afixar adesivos informativos nos ônibus. Para se tornar lei, o projeto ainda depende da sanção do prefeito.

O assistente administrativo Daniel Gomes buscou a colaboração da vereadora para encontrar uma alternativa diante das distâncias que as pessoas com deficiência precisam percorrer ao desembarcar dos ônibus. “A gente anda bastante, o dia de chuva é complicado e isso envolve não só as pessoas com deficiência. Uma pessoa idosa, uma pessoa que está com algum tipo de mobilidade reduzida já dificulta para poder andar até o local”, ressaltou.

A vereadora ainda afirmou que o diálogo com o Executivo ocorreu por intermédio do diretor superintendente do Foztrans, Fernando Maraninchi. Yasmin disse que ele se comprometeu, tão logo o projeto seja sancionado, a comunicar a proposta à viação Santa Clara, garantindo que todos os motoristas estejam cientes e que a medida seja efetivamente implementada.