Projeto da vereadora Rosane sobre igualdade ganha prêmio nacional da UVB

por mariafernanda — última modificação 30/04/2019 13h27
Vereadora recebeu prêmio durante evento em Brasília da União dos Vereadores do Brasil

Com a criação do projeto de lei que diz respeito à implantação da semana da promoção da igualdade racial, a vereadora Rosane Bonho (PP) foi premiada com o troféu Projeto Destaque UVB 2019. Ela recebeu o prêmio em evento da União dos Vereadores do Brasil realizada em Brasília o fim de semana.

Segundo a parlamentar, para a premiação foram analisados 1.125 projetos de todo o país, mas somente 20 deles receberam o título de destaque. “Eu trouxe o prêmio para Foz do Iguaçu, nossa semana para promoção de igualdade racial é hoje destaque em todo o Brasil ficando entre os dez primeiros”, destacou Rosane.

O concurso Destaque Nacional da UVB tem como objetivo ressaltar iniciativas que tenham contribuído com o fortalecimento do legislativo municipal estimulando melhorias para a população. Para Rosane Bonho, esse reconhecimento foi uma importante conquista para o município, pois valoriza a promoção de igualdades e torna visível a luta contra a discriminação.

A cerimônia de premiação foi realizada em Brasília e contou com a presença de diversos vereadores de todas as regiões do país. A vereadora realizou a viagem com despesas próprias e conquistou o título para a cidade.

Lei municipal implantada

O projeto de Rosane Bonho já é lei e visa realizar, nas datas que antecedem ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, uma semana dedicada ao incentivo de atividades de conscientização racial. “A ideia veio após uma pré-conferência de igualdade racial que teve no município de Foz do Iguaçu, onde nós discutimos várias situações, tendo em vista que nosso município tem mais de 70 etnias. Então, pensamos, porque não criar uma semana de atividades?”, relatou a vereadora.

Rosane conta que logo após essa pré-conferência, ela foi eleita como delegada para discutir essas questões na cidade de Curitiba. “Retornando ao nosso município, criei esse projeto de Semana da Igualdade Racial, devido a essas mais de 70 etnias. Precisávamos fazer algo de concreto, lembrando que há muito tempo atrás existia em nossa cidade a feira das nações. Criamos então a semana para divulgação, orientação e conscientização”, declarou a vereadora.