Profissionais são homenageados na 1ª edição do Prêmio Destaque da Educação
Na manhã desta sexta-feira, (26), a Câmara de Foz do Iguaçu realizou uma solenidade de entrega do Prêmio Profissional Destaque da Educação, criado a partir da lei nº 5.329/2023, de autoria do vereador Galhardo. O ato marcou a primeira edição do prêmio, que tem como objetivo homenagear professores e outros profissionais de destaque na educação do Município ao longo dos anos. Galhardo comentou que “esses são os primeiros a serem homenageados. Esperamos que o prêmio seja replicado nos próximos 10, 15 anos em diante. É importante destacar os profissionais que trouxemos aqui e buscamos abranger as mais diversas áreas da educação”.
O presidente da Câmara, João Morales, agradeceu o público, os demais parlamentares e os homenageados. “O reconhecimento dos educadores é mais que justo, pelo compromisso diário da profissão”. A Secretária Municipal da Educação, Maria Justina da Silva, representando o governo do Município, apontou: “Os profissionais da educação fazem a diferença no nosso dia a dia e na sociedade de Foz do Iguaçu. Parabenizo a maneira que foram escolhidos os profissionais pela variedade. Os professores estão em todas as etapas da vida, desde o berçário até o ensino superior”.
Homenageados comentam reconhecimento
Os profissionais congratulados utilizaram a tribuna da Câmara para agradecer e comentar o prêmio. Adriana Menon, professora antirracista, formada em Pedagogia e pós-graduada em Psicomotricidade e Educação Especial. Homenageada pelo vereador Ney Patrício. “Uma professora antirracista é aquela que se dedica a combater ativamente o racismo, seja na sala de aula ou qualquer atividade educacional e se esforça para promover a igualdade, diversidade e a inclusão social”.
Angela Aparecida de Souza Zecca, tem título em Letras Português e Espanhol, graduação em Metodologia do Ensino e é diretora da Escola Municipal Professora Rosália de Amorim Silva. Homenageada pelo vereador João Morales. “Este reconhecimento marca uma validação do trabalho árduo, dedicação e comprometimento da minha profissão e carreira, jamais perdendo de vista a meta principal, que é educar com amor e dedicação”.
Carla Eunice Orfanaki, trabalhou como professora desde 1982 e atualmente é coordenadora pedagógica da Escola Libanesa Brasileira. Homenageada pela parlamentar Protetora Carol Dedonatti. “É um momento que marca uma luta nossa, professores de todas as áreas, não trabalhamos para receber prêmios, porém o reconhecimento e gratidão é muito bom. Faz 40 anos que eu trabalho na área e eu ainda tenho projetos e sonhos, apenas através da educação que vamos colher frutos”.
Cátia Ribeiro de Jesus Gadonski, diretora da Escola Municipal João da Costa Viana e atuante na Rede Municipal de Ensino desde 1994. Homenageada pelo vereador Jairo Cardoso. “Gostaria de agradecer a equipe da Escola João da Costa que me acolheu nestes 27 anos. Não existe um bom profissional sem uma grande equipe”.
Dayse de Fatima Silvero Ghellere, formada em Pedagogia e pós-graduada em Educação Infantil, é diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Prof Viviane Jara Benitez. Homenageada pelo parlamentar Dr. Freitas. “Nossa equipe acorda de manhã todos os dias para oferecer o melhor para os mais de 430 alunos que atendemos por dia. Quando um de nós educadores vem aqui, toda nossa classe se sente homenageada”.
Douglas da Luz Nunes é professor universitário, docente e coordenador do curso de Educação Física da Uniamérica Descomplica. Homenageado pela vereadora Anice Gazzaoui, representada na solenidade pela sua assessora parlamentar Sandra Almeida. “A maior alegria para um professor é ver o seu aluno transformando a sua realidade ao redor, poder ver que os alunos vencerem”.
Eliane Tesche, professora há 34 anos, graduada em Pedagogia e pós-graduada em Educação Infantil, atualmente é diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Inácia Menezes dos Santos. Homenageada pelo vereador Cabo Cassol. “Esse gesto é um reconhecimento pelo esforço e dedicação de cada homenageado, mas se faz entender que não se faz nada sozinho, existe uma grande equipe que nos auxilia e dá o suporte necessário”.
Fábio André Castilha, professor de Artes Marciais, graduado e doutorado em Educação Física e mestrado em Ciência da Motricidade Humana. Homenageado pelo parlamentar Marcio Rosa. “Sou grato por ter trilhado o caminho da educação física e da capoeira. São poderosos instrumentos de transformação social. É uma honra dedicar a minha vida a essas áreas, poder ver diariamente o impacto positivo na vida dos alunos”.
Fernando José Martins, professor da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), formado em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional, além de doutor e mestre em Educação. Homenageado pelo parlamentar Kalito Stoeckl. “A Unioeste é responsável por um processo muito abrangente, formando profissionais para todas as áreas da sociedade, principalmente professores. Não é possível fazer educação sem pensar na cidadania daqueles que são formados, a educação é a ferramenta do desenvolvimento e emancipação como um processo justo”.
Velcir Junior Vonz, diretor do Colégio Estadual Professor Flávio Warken, tem especialização em Matemática Aplicada e Gestão Pública. Homenageado pelo parlamentar Adnan El Sayed. “Encontramos inúmeros alunos que voltam para a Escola para desenvolverem algum projeto ou aplicação, dando um pouco de retorno a aquele espaço que os acolheu de 1 até 7 anos de estudo. Também aponto a importância de políticas públicas que amparam o trabalho dentro da escola, como a gratuidade do transporte público para os alunos”.
Jacqueline de Oliveira, Educadora Ambiental e Arte Educadora do projeto Foz Fazendo Arte. Homenageada pelo vereador Edivaldo Alcântara. “A compostagem é uma forma eficiente de reciclar o lixo orgânico, porém 80% do nosso lixo vai para o aterro sanitário. A compostagem urbana junto da educação ambiental, é de alta importância e precisa ser discutida e implementada”.
Michela Gimenez Sombrio é professora da rede estadual no Colégio Cívico Militar Tarquínio Santos; e proprietária e gestora da Escola Girassol de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Ela foi representada pela sua irmã Cristiane Gimenez. Homenageada pelo parlamentar Galhardo. “Acredito que a educação é a via que a nova geração possa projetar e construir os seus sonhos”.
Rutinéia Cristina do Amaral é formada em Letras e pós-graduada em Língua Portuguesa e em Literatura Brasileira, professora da Escola Municipal Ponte da Amizade. Homenageada pela vereadora Yasmin Hachem. “A Escola Ponte da Amizade precisa muito de vocês vereadores, são crianças que tem um futuro brilhante pela frente. Lá temos várias histórias comoventes e de superação”.
Sibelly Guedes de Avila, pós-graduada em Alfabetização e em Metodologia e Técnicas de Ensino, atua como Professora há 30 anos e é professora do Colégio Estadual Ulysses Guimarães e da Escola Municipal Érico Veríssimo. Homenageada pelo vereador Rogério Quadros “Os professores precisam ser valorizados e reconhecidos por toda a comunidade por desempenhar uma das mais importantes profissões, a de capacitar todas as outras”.