Profissionais da Educação são homenageados pelo Poder Legislativo

por NICHOLAS JULIANO GALVÃO DOS SANTOS última modificação 08/05/2024 13h43
Com Moção de Aplauso, 17 educadores receberam homenagens durante o evento, proposto pelo vereador Marcio Rosa
Profissionais da Educação são homenageados pelo Poder Legislativo

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Com o plenário lotado, a Câmara Municipal prestou uma homenagem aos profissionais da educação, incluindo professores, diretores, pedagogos e servidores das redes pública e privada do município de Foz do Iguaçu. Na manhã desta quarta-feira, 8 de maio, por meio da Moção de Aplauso nº 17/2023, de iniciativa do vereador Marcio Rosa (PL), como reconhecimento aos profissionais pelo desempenho e dedicação em benefício da sociedade iguaçuense. Foram homenageados 17 educadores de todos os níveis do setor público e privado.

Marcio Rosa (PL) afirmou que “a educação é a base para qualquer sociedade, seja economicamente, institucionalmente ou culturalmente. Também temos que cuidar, porque a educação não é feita só de matemática e português, é de cultura e arte também”. Durante a moção, foi exibido um vídeo com classes de aula e os mais diversos modos de educação e professores.

Homenageados

Seis homenageados foram até a tribuna e discursaram, Silvana Garcia André, Chefe do Núcleo Regional de Educação, expressou profunda gratidão ao receber a moção: “Destaco que esse reconhecimento não é apenas para um grupo específico e sim para toda a engrenagem da educação”. Maria Justina Silva, Secretária Municipal da Educação, também falou: “Trabalhar para os alunos é o trabalho da educação“.

“O professor briga por um futuro melhor para o outro, não há coisa mais altruísta que isso”, comentou o diretor do Colégio Bertoni, Frederico Ganem Filho. A irmã Janaina Clara Nazario, diretora da Creche Mamãe Carolina, discursou: “Os profissionais da educação são guias, que conduzem e doam a vida para o melhor do outro”.

“É a partir da educação que conseguimos transformar as pessoas, e a partir dessa mudança, podemos melhorar a sociedade”, disse Sérgio Moacir Fabriz, diretor da Unioeste. O major Eliseu Gonçalves, diretor do 5° Colégio da Polícia Militar, falou: “Não se deve limitar a educação a um gênero de virtude, caso ela fosse limitada, não é certo que seríamos bem-sucedidos”.

O presidente da Câmara, João Morales (União), fechou a cerimônia afirmando que “todos nós dependemos dos profissionais da educação. O professor não se limita a ser educador, também é aquele que observa cada sinal de cada criança, através do zelo e da atenção”.

Além dos seis homenageados que utilizaram a tribuna, também receberam Moção de Aplauso: Fabiana Spohr Bender, diretora da Escola Municipal Princesa Isabel; Sonia Regina Freitas, diretora da Escola Brigadeiro Antonio Sampaio, que foi representada por Joelma Moreira Neres; Air Luis Jarczewski, presidente da APP - Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, Núcleo Sindical de Foz do Iguaçu; Viviane Fiorentin Dotto, presidente do SINPREFI - Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu;

José Casemiro Correa, professor aposentado; Joelma Alessandra Martins, professora da Escola Municipal Adele Zanotto Scalco; Lucila Gonçalves, professora aposentada pela APASFI, Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Foz do Iguaçu (Escola Lucas Silveira); Jumilce Andrade, professora do Centro de Convivência Escola-Bairro Francisco Bubas; Dalva Soares, professora aposentada; Amábilis Regiane Luz, professora aposentada; Aldeisa Marques, professora aposentada pela APAE e atual diretora da APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Escola Melvin Jones).

Clique aqui para mais fotos do evento.