Professor Christian Keller é o mais novo cidadão benemérito de Foz

por Diretoria de Comunicação última modificação 13/05/2019 10h35
Participaram da homenagem, proposta pelo Vereador João Miranda, alunos, amigos e familiares

A Câmara congratulou com Título de Cidadão Benemérito de Foz do Iguaçu, nesta sexta-feira (10/05), o professor e técnico, Christian Keller, em atenção ao decreto legislativo 01/2019, que outorga a honraria ao Professor, árbitro e atleta. A homenagem foi proposta pelo vereador João Miranda e conduzida pelo Presidente da Câmara, Vereador Beni Rodrigues. A solenidade contou também com apresentações da banda do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado.

“Professor Christian é um amigo de longa data, diretor do Colégio JK, instituição pela qual tenho grande apreço. Atuamos em conjunto na Associação de Pais, Mestres e Funcionários, quando passei a admirar a pessoa dele, um homem justo e um profissional extremamente qualificado. O meu muito obrigado e que Deus abençoe a todos”, declarou o vereador João Miranda, proponente da homenagem. Há 21 anos o professor desenvolve atividades no Colégio JK.

O Secretário Municipal de Governo, Tenente-coronel Jahnke, representando o Poder Executivo, também se pronunciou: “Pude perceber a emoção que tomou conta dele aqui. Vejam a história do nosso homenageado de hoje, que tem a honra de receber o principal título do Poder Legislativo de Foz do Iguaçu. Tenho certeza que a história homenageou a todos: aos alunos, aos colegas dele no Rotary, à família, aos amigos. Ele teve a honra de fazer parte da arbitragem das olimpíadas de 2016. Seu pai está orgulhoso de ter um filho como você é, dedicado e justo. A mãe (falecida) onde estiver também está. Ele disse que não esperava esse título, ainda mais nessa idade. Tudo tem seu tempo nesta vida e chegou o tempo de você ser homenageado”, declarou Jahnke.

Famílias pioneiras

A vereadora Nanci Rafagnin Andreola se manifestou. “Nossas famílias são pioneiras nessa cidade. Vivemos nossa infância sempre juntos. Parabéns, sua mãe deve estar te aplaudindo e muito feliz. Você que deixou o comércio da família para se dedicar à área da educação. Que você continue brilhando para refletir a toda juventude que está aqui hoje. Valeu a pena todo esse trabalho”. Marcelinho Moura também ressaltou o momento: “Tenho orgulho de você ter chegado perto do que o seu pai fez nessa cidade, uma família que sempre prestou serviço de voluntariado em Foz”.

O parlamentar Marcio Rosa afirmou que Christian Keller é uma pessoa que passa a ter mais um compromisso para Foz do Iguaçu, de honrar, representar a cidade e lembrou da juventude quando estudaram juntos. “Nós íamos sábado e domingo no colégio para brincar, jogar, chegou um tempo que até churrasco fazíamos lá no final de semana. Nós tínhamos uma equipe fantástica para irmos ao final dos jogos. Cristian além de receber esse título e ser um grande técnico, é um grande homem e amigo”, afirmou.

Agradecimentos e reconhecimento

O pergaminho foi lido pela 1ª Secretária da Câmara, Vereadora Rosane Bonho. E, após receber a homenagem, o mais novo cidadão benemérito de Foz do Iguaçu, foi à tribuna externar agradecimentos. “Fiquei surpreso pelo reconhecimento. É muito bom ser valorizado por isso. São mais de 25 anos, dos quais 21 anos de Colégio JK. Foram vários desafios, muitas alegrias, algumas tristezas, quem me conhece sabe que tudo que eu faço é para que seja sempre muito bem feito”, afirmou.

Lembrou que para quem foi aluno dele e atleta sabe que o mínimo que eu aceita é ser sempre o melhor. “Nem sempre o primeiro lugar, mas o melhor. Quero agradecer a algumas pessoas, minha mãe que no início foi a única pessoa que sempre me incentivou para ser profissional da educação física; agradeço também a meu pai, que me aceitou como profissional da área e é meu exemplo de vida e pessoa; agradeço minha esposa que sempre me apoia e incentiva a superar novos desafios, por conta dela entrei na arbitragem e participei das olimpíadas”, completou Christian Keller.

O homenageado também agradeceu ao Rotary. “Eu busquei a entidade logo assim que perdi minha mãe, mas encontrei muito mais que amigos. Lá me tornei uma pessoa melhor, me ensinaram a pensar mais no próximo; agradeço aos professores do Colégio também e finalizo com uma frase que minha mãe deixou em casa no dia em que faleceu, acho até que ela saiu sabendo que não voltaria mais. “Conserve seu sorriso, pois as lágrimas são passageiras”, finalizado.

História

Nascido e criado em Foz do Iguaçu, Christian trabalhou em vários colégios do município, dentre eles, o Colégio Estadual Juscelino Kubitschek, onde trabalha há 21 anos e participa da direção há 15 anos. Além de dedicar boa parte de sua vida à educação, ele também é técnico e árbitro de handebol. Como técnico, conquistou títulos em nome de nosso estado e no ano de 2016, nas olimpíadas do Rio de Janeiro, representou o município onde nasceu e cresceu.

Assista a reportagem da TV Câmara: